Política

São Paulo registra aumento em casos de racismo em 2025; veja números

Foto: Pexels
De acordo com informações do Dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, casos de racismo tiveram um aumento de 14,42%  |   BNews SP - Divulgação Foto: Pexels

Publicado em 13/05/2025, às 13h41   Redação



A cidade São Paulo teve um aumento de 14,42% nos casos de racismo e 11,19% no número de denúncias nos primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. As informações são do Dados do Painel da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

De acordo com o governo federal, passaram de 215 para 246 entre o ano passado e este ano as denúncias de injúria racial. Ja os casos de racismo subiram de 295 para 328, uma alta de 11,9% entre janeiro e abril. 

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado afirma que "São Paulo conta com a Delegacia de Repressão aos Crimes Raciais e de Delitos de Intolerância (Decradi), vinculada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), para investigar e coibir infrações penais motivadas por discriminação ou preconceito relacionados a raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, orientação sexual, identidade de gênero e convicções políticas ou ideológicas".

A  Decradi registrou 73 boletins de ocorrência que tratam especificamente de crimes relacionados à raça e cor. Já no primeiro trimestre de 2025, foram registrados 25 boletins de ocorrência.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp