Entretenimento
Publicado em 07/05/2025, às 12h15 Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília Isabela Fernandes
A presença de escorpiões em áreas residenciais tem gerado alerta entre moradores. Apesar de seu tamanho reduzido, esses animais podem oferecer riscos à saúde humana, principalmente quando se sentem ameaçados. A picada pode causar dores intensas e, em alguns casos, complicações graves de saúde, como náuseas, vômitos, arritmia cardíaca, insuficiência cardíaca congestiva, edema pulmonar agudo e choque, de acordo com o Ministério da Saúde.
Esses aracnídeos se alimentam de insetos como baratas, aranhas e grilos. Ambientes sujos, com entulho ou restos orgânicos, acabam atraindo esses insetos, o que favorece também a presença de escorpiões.
Por isso, uma das formas de prevenção é manter a casa sempre limpa e livre de pragas. Outra medida que tem ganhado popularidade é o uso de plantas com propriedades que funcionam como repelentes naturais.
Algumas plantas possuem aromas e compostos naturais que atuam como repelentes. Elas não apenas decoram os ambientes, mas também ajudam a manter os escorpiões afastados.
As principais são:
Além de funcionarem como barreiras naturais contra escorpiões, essas plantas são de fácil cultivo e podem decorar os ambientes da casa. No entanto, elas devem ser vistas como um complemento à prevenção, e não como solução única.
Mesmo com o uso das plantas, é indispensável manter alguns hábitos para reduzir os riscos:
O uso de plantas repelentes é uma estratégia acessível e sustentável que, junto com a manutenção adequada do lar e boas práticas de higiene, pode fazer a diferença na proteção contra escorpiões.
Fim da hora de almoço? Veja se você será impactado com a nova medida
Casca de abacate ganha nova função e vira aliada do jardim e da beleza