Entretenimento
Publicado em 01/07/2025, às 06h30 Foto: Reprodução/Freepik Fernanda Montanha
Com o início de julho, muitos brasileiros já começam a se planejar para os próximos momentos de descanso. No entanto, até o final de 2025, o número de feriados nacionais ainda disponíveis é limitado: restam apenas seis datas, sendo que a maioria delas cairá em fins de semana, o que dificulta a tradicional "emenda" para feriados prolongados.
A próxima pausa significativa para a maior parte do país só deve ocorrer em novembro. Isso porque o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, só será feriado nos municípios que oficializaram a data como tal. Assim, as chances de uma folga estendida dependem de onde você vive.
Em São Paulo, há uma exceção antes disso: o feriado estadual de 9 de Julho, que será celebrado numa quarta-feira. A data marca a Revolução Constitucionalista de 1932, quando o estado se levantou contra o governo de Getúlio Vargas. Embora não seja reconhecida como feriado nacional, é amplamente respeitada no território paulista, com paralisações previstas em empresas e repartições públicas, conforme acordos regionais.
Apesar de 2025 ter sido apontado como um ano promissor para folgas, a realidade acabou sendo mais modesta. Dos feriados nacionais que restam, quatro acontecerão aos domingos ou sábados, o que reduz as possibilidades de viagens ou dias extras de descanso.
7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
15 de outubro (quarta-feira) – Dia dos Professores (ponto facultativo)
28 de outubro (terça-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
2 de novembro (domingo) – Finados
15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
20 de novembro (quinta-feira) – Consciência Negra (feriado em alguns municípios)
25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
Nova fábrica da BYD no Brasil testará bateria que roda 1.875 km e recarrega em 12 minutos; veja como funciona
Adeus, Marge? Entenda o episódio polêmico que encerrou a temporada de Os Simpsons