Entretenimento
Publicado em 01/12/2025, às 21h04 Foto: Reprodução/Instagram @amitievinhos. Bianca Novais
Dois espumantes da Serra Gaúcha foram apontados entre os 12 melhores do mundo na edição de 2025 do tradicional concurso francês Effervescents du Monde, conforme noticiado pela CNN Viagem & Gastronomia.
O Salton Ouro Moscatel, de Bento Gonçalves, e o Amitié Moscatel Premium, de Garibaldi, se destacaram entre 393 vinhos avaliados por mais de 80 especialistas internacionais no fim de novembro.
Organizado pelo Forum Oenologie, associação francesa dedicada à promoção cultural da vinicultura, o concurso é reconhecido como um dos mais importantes do setor no julgamento de vinhos efervescentes.
Além da seleção dos 12 melhores espumantes, a premiação distribuiu 129 medalhas: 69 de ouro e 60 de prata. O Brasil teve desempenho expressivo, conquistando sete medalhas de ouro e duas de prata.
A forte presença brasileira reforça o avanço técnico e sensorial dos vinhos elaborados na Serra Gaúcha, região que, nos últimos anos, vem consolidando seu protagonismo além das fronteiras nacionais.
O Salton Ouro Moscatel, produzido com uvas Moscato, apresenta aroma de frutas cítricas e harmoniza com saladas, pratos agridoces e diversas sobremesas
Segundo a CNN Viagem & Gastronomia, esta é a quarta vez que um rótulo da vinícola Salton figura entre os melhores do mundo no concurso, repetindo o feito de 2018, 2022 e 2024. O preço sugerido é de R$ 65.
Já o Amitié Moscatel Premium, elaborado a partir das variedades Moscato R2, Moscato Bianco e Moscato Giallo cultivadas em Farroupilha, cidade reconhecida como Capital Nacional do Moscatel, combina bem com queijos, antepastos, frutas e sobremesas. O preço sugerido é de R$ 72,90.
Confira o Top 10 Melhores Espumantes do mundo segundo o Effervescents du Monde de 2025:
Segundo o site do concurso, o Top 10 tem 12 eleitos por que alguns vinhos são rigorosamente iguais.
Árvore de Natal: conheça o significado do símbolo mais amado de dezembro
Interior de SP vira destino disputado com um dos maiores eventos de Natal