Entretenimento
Publicado em 01/12/2025, às 14h03 Foto: Reprodução/Unsplash Nathália Maciel
A chegada do mês dezembro trás consigo o clico de Lua Nova, dando fim à Lua Crescente de novembro. Segundo o Departamento de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, a mudança oficial está prevista para acontecer nesta próxima quinta-feira (4), às 20h14 pelo horário de Brasília.
A mudança de período é marcada pela de passagem da Lua, que significa que ela está se movimentando em volta do planeta Terra e do Sol. Ao longo das movimentação, a Lua passa por várias fases, que vai da Lua Nova a Lua Minguante, segundo a CNN.
Além disso, o posicionamento e a ilumançaõ da Lua pode gerar os conhecidos eclipses lunares.
Este momento é marcado pelo ínicio do clico solar. A Lua está posicionada entre a Terra e Sol e por enquanto não recebe iluminação. Por isso, pode ficar sem ser vista por algumas noites, com possibilidade de visão no céu apenas durante o dia.
Lua Crescente
Um dos momentos considerados mais belos acontece quando a Lua começa a se afastar do Sol. Neste momento, aparece apenas de seu disco, dando ínicio à fase crescente. A partir desse ponto, ela já pode ser visualizada melhor durante a noite.
Lua Cheia
Na fase cheia, a posição da Lua passa a ficar completante oposta a iluminação do Sol em relação a Terra. Nisto a sua parte da frente fica completamente visivel no céu. Segundo o site Toda Matéria, aLua nasce próximo das 18 horas e se põe perto das 6 horas da manhã do dia seguinte.
Lua Minguante
Após o fim da Lua Cheia, ela vai diminuindo de tamanho e fica à mostra apenas uma fina fatia iluminada. Essa fave continua até que a Lua esapareça completamente da vista da Terra, e recomeça novamente os ciclos.
Nasa abre cadastro para “carona” simbólica à Lua; saiba entrar na lista
Fim do mundo em 2025? Profecia antiga sobre cometa volta a viralizar e intriga a web
Por que a "lua do castor" tem esse nome? Entenda significado do termo