Entretenimento
Publicado em 22/05/2025, às 10h25 Foto: Pexels Redação
Embora o congelamento seja uma forma eficaz de conservar alimentos e evitar desperdícios, nem todos os itens da cozinha reagem bem às baixas temperaturas. A seguir, veja uma lista de alimentos que não devem ser levados ao freezer e entenda os motivos:
Maionese e molhos cremosos
Preparos à base de emulsões, como a maionese, se separam quando congelados. O descongelamento altera textura, sabor e aparência, tornando o produto impróprio para consumo.
Verduras cruas
Folhas como alface, rúcula e agrião não resistem ao congelamento por conta do alto teor de água. Ao descongelar, perdem estrutura e ficam murchas e quebradiças.
Frituras
Alimentos empanados ou fritos, como batatas, perdem a crocância no freezer. A umidade acumulada compromete a textura, resultando em comidas encharcadas após o reaquecimento.
Macarrão cozido sem molho
Quando congelado sozinho, o macarrão amolece e se quebra com facilidade. A textura original só é preservada quando está envolvido em molho.
Gelatina
Por ser composta de água e gel, a gelatina se desfaz ao congelar. O resultado é uma mistura líquida, sem estrutura para ser servida como sobremesa.
Ovo cru com casca
O líquido interno se expande no congelamento, podendo romper a casca e abrir caminho para contaminações. Ovos só devem ser congelados fora da casca, em recipientes adequados.
Queijos frescos
Variedades como ricota e minas frescal perdem a textura e ficam esfareladas após o congelamento. Além disso, o sabor pode ser comprometido.
Antes de levar qualquer item ao freezer, vale verificar como ele reage ao processo. Congelar de forma inadequada pode comprometer sabor, textura e segurança do alimento.
Julgamento do PM que matou Leandro Lo é adiado; entenda o caso
Governo paga R$ 60 mil para famílias afetadas pela zika; descubra como receber