Entretenimento
Publicado em 26/07/2025, às 06h00 O Dia dos Avós ganhou força no Brasil a partir da década de 1980. - Foto: Unsplash Camila Lutfi
O Dia dos Avós é comemorado neste sábado (26) no Brasil e diversos outros países, especialmente latinos. Isso porque a origem dessa data está relacionada à religião.
Na tradição católica, 26 de julho é o dia de relembrar e celebrar Sant'Ana e São Joaquim, os pais de Maria e, por consequência, avós de Jesus Cristo.
Dessa forma, o dia se ressignificou como um forte símbolo de experiência, sabedoria e amor. Essa celebração dos mais velhos da família pode ser uma boa oportunidade de unir os parentes em um momento especial.
Segundo o portal JC, o Dia dos Avós ganhou força no Brasil a partir da década de 1980, impulsionada por ações de valorização dos idosos e pela iniciativa de Dona Mariana Seixas.
Mariana Loureiro de Almeida e Vasconcelos, conhecida como Dona Mariana Seixas, nasceu em 12 de março de 1866 em Portugal. Ao longo da sua vida, a mulher sempre manteve um apurado cuidado e disponibilidade para com os mais carenciados de apoio moral e material — como os idosos.
Ela instalou na cidade de Ranhados, também em Portugal, um local onde todos quando necessitassem de qualquer espécie de assistência pudessem recorrer.
Em 1981, seu filho Francisco José de Vasconcelos Peixoto, instituiu uma Fundação com o nome da sua Mãe - Fundação Dª Mariana Seixas - tendo por objetivo promover a assistência social.
Por aqui, a criação da fundação inspirou oficializar a data como Dia dos Avós.
Até que idade os idosos podem dirigir no Brasil? Veja o que diz a lei
Suplemento barato melhora memória de idosos em 3 meses, diz estudo