Entretenimento
Publicado em 29/07/2025, às 11h55 Reprodução/ Freepik Gabriela Teodoro Cruz
Você é do time que já separa o feijão e deixa de molho na noite anterior para a semana toda? Essa prática vai muito além da tradição a ciência confirma que esse simples passo faz toda a diferença no sabor, na digestão e até no valor nutricional do prato mais querido do Brasil.
Especialistas apontam que deixar o feijão de molho pode reduzir o tempo de cozimento em até 40%, além de garantir uma textura mais macia. Mas os benefícios não param por aí.
Quem nunca sentiu aquele desconforto abdominal depois de comer feijão? Isso acontece por causa dos oligossacarídeos, carboidratos que nosso organismo tem dificuldade para digerir. Ao deixar o feijão de molho, boa parte dessas substâncias é liberada na água, que deve ser descartada antes do cozimento.
“Esse processo é eficaz para diminuir os gases e o inchaço após as refeições”, explica Julie Garden-Robinson, professora da Universidade Estadual de Dakota do Norte, nos Estados Unidos.
Além disso, o molho ajuda a reduzir os chamados “antinutrientes” — como fitatos e lectinas que dificultam a absorção de minerais importantes, como ferro e zinco. Ao eliminar parte dessas substâncias, seu corpo aproveita melhor os nutrientes do feijão.
“É um jeito simples de aumentar os benefícios para a saúde”, reforça a nutricionista Joan Salge Blake, da Universidade de Boston.
Para garantir esses efeitos, siga uma dessas opções:
Molho longo (o ideal): deixe o feijão em um recipiente com bastante água filtrada na geladeira por 8 a 12 horas.
Molho rápido (para quem tem pressa): ferva o feijão por cerca de 3 minutos, desligue o fogo e deixe os grãos de molho na água quente por 1 hora.
Em ambos os casos, é fundamental descartar a água do molho e lavar os grãos antes de cozinhar com água limpa.
Dica extra: Se a água da sua torneira for muito dura, prefira água filtrada para o molho. Também pode ajudar acrescentar uma pitada de sal ou bicarbonato de sódio para amaciar o feijão.
Nem sempre dá para deixar o feijão de molho, e tudo bem! Você pode cozinhar direto, mas o tempo de preparo será maior. Outra opção prática é usar feijão cozido em lata ou caixinha só não esqueça de enxaguar bem para tirar o excesso de sódio.
No fim das contas, seja feijão preto, carioca ou fradinho, o importante é manter esse clássico no prato. E agora você já sabe que aquele tempo de molho faz toda a diferença para o sabor e para a saúde.