Entretenimento

Quais países permitem tirar carteira de motorista sem autoescola? Veja a lista

Entenda a proposta do governo brasileiro de acabar com a exigência de autoescola para tirar a CNH e como isso se compara a outros países.  |  Foto: Reprodução/Freepik

Publicado em 12/08/2025, às 10h25   Foto: Reprodução/Freepik   Fernanda Montanha

O governo brasileiro estuda acabar com a exigência de autoescola para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se essa medida for aprovada pelo Ministério dos Transportes, o Brasil se juntará a vários países que já não têm essa obrigatoriedade.

Confira como o processo de obtenção da carteira de motorista acontece em diferentes nações.

Argentina

Na Argentina, não é necessário frequentar autoescola, mas o candidato deve fazer o Curso Nacional de Educación Vial, obrigatório e com conteúdo teórico sobre legislação, direção defensiva e primeiros socorros. Esse curso pode ser feito online ou presencialmente.

Segundo o UOL, a prática de direção fica a cargo do próprio candidato, que só poderá realizar os exames teórico e prático após concluir o curso, conforme regras municipais.

Canadá

No Canadá, não há uma regra nacional sobre a necessidade de autoescola, pois essa decisão é regional. Em Quebec, o curso é obrigatório para a licença Classe 5 (carros, caminhões e vans), enquanto em Ontário é opcional.

Fazer aulas em Ontário pode acelerar o processo e até reduzir o custo do seguro, mas não é obrigatório.

Estados Unidos

Nos EUA, o aprendizado pode ser feito por conta própria, e não há exigência federal de autoescola. Cada estado define suas normas, mas geralmente o candidato faz as provas nos órgãos estaduais de trânsito.

Cursos de direção são recomendados para menores de 18 anos, mas não obrigatórios para adultos. Já as licenças comerciais exigem treinamento formal e avaliações extras.

Japão

No Japão, o candidato pode optar por fazer a chamada prova direta, que inclui exame teórico e prático, sem precisar frequentar uma autoescola credenciada.

Apesar da facilidade, a alta taxa de reprovação leva muitos a preferirem fazer curso em autoescola.

Outros exemplos

No Chile, menores de idade precisam frequentar autoescola, mas maiores não. No México, as regras mudam conforme a região, com alguns estados dispensando a prova prática e a matrícula em escola.

Na Suécia, o treino com um supervisor autorizado é permitido após curso introdutório, e a autoescola é opcional.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAutoescolaCarteiraCnh

Leia também


Imagens dos bastidores de ‘O Verão Que Mudou Minha Vida’ são reveladas pela autora


Leo Dias estreia na Band e revela bomba envolvendo Virginia e Zé Felipe