Esportes

Abel Ferreira entra no top 10 de melhores técnicos do mundo; veja a lista

Treinador do Palmeiras aparece à frente do comandante do Flamengo em lista liderada por Luis Enrique, do PSG  |  Foto: Divulgação

Publicado em 23/12/2025, às 10h50   Foto: Divulgação   Érica Sena

O futebol brasileiro voltou a ganhar destaque no cenário internacional com a presença de Abel Ferreira e Filipe Luís entre os dez melhores técnicos do mundo. Os treinadores de Palmeiras e Flamengo, respectivamente, figuram no ranking anual divulgado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), publicado nesta segunda-feira.

Abel Ferreira aparece na nona colocação, uma posição acima de Filipe Luís, que divide o décimo lugar com o croata Krunoslav Jurcic, do Pyramids FC, do Egito. Os dois são os únicos representantes do Brasil na lista, que reúne nomes de peso do futebol europeu e mundial, como citado pelo site UOL.

Liderança europeia no ranking

O primeiro lugar ficou com Luis Enrique, técnico do Paris Saint-Germain. Completam o pódio Enzo Maresca, do Chelsea, na segunda posição, e Hansi Flick, do Barcelona, em terceiro. O top 10 ainda conta com nomes como Vincent Kompany (Bayern de Munique), Mikel Arteta (Arsenal), Antonio Conte (Napoli), Simone Inzaghi (Inter de Milão e Al-Hilal) e Xabi Alonso, que passou por Bayer Leverkusen e Real Madrid.

Destaque brasileiro no cenário internacional

Foto: Divulgação

A presença de Abel Ferreira no ranking reforça a trajetória vitoriosa do treinador português no Palmeiras, marcada por títulos nacionais e continentais e por uma longevidade rara no futebol brasileiro. Já Filipe Luís, em início de carreira como técnico, aparece entre os melhores do mundo poucos meses após assumir o comando do Flamengo, o que chama a atenção pelo impacto imediato do seu trabalho.

Como é feito o ranking

A classificação da IFFHS é definida a partir da votação de jornalistas e especialistas em futebol de 120 países. Os votos levam em consideração desempenho esportivo, títulos conquistados, regularidade e impacto do trabalho ao longo da temporada.

Classificação Indicativa: Livre


TagsFutebolBrasil

Leia também


R$ 60 milhões por ano? Abel Ferreira abre o jogo sobre rumores envolvendo seu salário


Abel Ferreira fala sobre permanência no Palmeiras após fim da temporada; veja