Esportes

Ancelotti surpreende e crava dois convocados certos para a Copa do Mundo

Em entrevista, Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, comentou que dois jogadores fortes já estão garantidos na Copa de 2026  |  Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Publicado em 01/12/2025, às 11h54   Foto: Rafael Ribeiro/CBF   Marcela Guimarães

A poucos meses do início da Copa do Mundo de 2026, o técnico Carlo Ancelotti deixou claro que já tem algumas decisões tomadas para a convocação da Seleção Brasileira.

Durante a conversa, ele confirmou dois atletas garantidos no torneio. “O Estêvão vai estar na Copa do Mundo. É um jogador muito especial, muito diferente. Ele está progredindo muito bem no Chelsea. E o Vinicius Júnior, com certeza, vai fazer uma grande temporada, como as últimas que já fez no Real Madrid. Ele chegará muito bem na Copa do Mundo. O Vinicius vai para a Copa”, afirmou.

A revelação aconteceu no último domingo (30), quando o italiano foi o convidado do “Esporte Record”, exibido pela TV Record.

O programa marcou a primeira vez que o treinador participou de um programa esportivo em estúdio desde que assumiu o comando da Seleção Brasileira.

Estêvão, jogador do Chelsea e da Seleção Brasileira (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Sorteio da Copa

O sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo será realizado na próxima sexta-feira, 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington (EUA).

O Brasil já está entre as seleções já garantidas no torneio. No total, 48 equipes participarão da próxima edição.

Composição dos potes

Antes do sorteio, todas as seleções são distribuídas em quatro potes com base no ranking da Fifa. O pote 1 conta com os três países-sede (Estados Unidos, México e Canadá) junto das nove seleções mais bem colocadas entre as classificadas.

Já os potes 2, 3 e 4 seguem a classificação em ordem decrescente. Cada grupo da Copa receberá uma equipe de cada um desses potes.

Assim, 42 seleções já têm vaga confirmada. As outras seis serão definidas apenas em março de 2026, por meio da repescagem europeia e também da intercontinental. Todas essas equipes entram diretamente no pote 4.

Regras para a formação dos grupos

A principal limitação continua a mesma. Seleções de uma mesma confederação não podem dividir o grupo, exceto no caso da UEFA; por ter mais representantes, pode ter até duas seleções juntas na mesma chave.

Além disso, como acontece em todas as edições, os países-sede já têm seus lugares previamente definidos nos grupos.

Além disso, as seleções que lideram o ranking caminham separadas em chaveamentos diferentes. Assim, Argentina e Espanha, como França e Inglaterra, só podem se encontrar em fases posteriores, desde que confirmem o primeiro lugar em seus grupos.

Quem pode aparecer no grupo do Brasil?

Classificação Indicativa: Livre


TagsFutebolEsportesSeleção BrasileiraCopa do MundoCarlo AncelottiEstêvãoVini Jr.

Leia também


Quanto vale o elenco do Palmeiras em 2025? Veja os jogadores mais caros


Copa do Mundo: Ancelotti abre possibilidade de Neymar voltar à Seleção e explica condição