Esportes
Publicado em 11/12/2025, às 17h56 Foto: Rafael Ribeiro/CBF Marcela Guimarães
A Copa do Brasil passará a oferecer duas vagas para a Libertadores a partir de 2026. Além do campeão, o vice-campeão também garantirá presença na Glória Eterna, algo que não acontece atualmente.
A mudança foi oficializada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta quinta-feira (11).
Para abrir espaço para essa segunda classificação através do mata-mata, a entidade vai retirar uma das vagas tradicionalmente distribuídas pelo Campeonato Brasileiro.
A mudança faz parte de uma ideia mais ampla, já que a edição de 2026 da Copa do Brasil terá 126 participantes, um aumento de 34 clubes em relação ao formato atual.
Apesar de confirmar a novidade, a CBF ainda estuda se o vice-campeão entrará diretamente na fase de grupos ou se terá que passar pela pré-Libertadores. A definição deve sair nos próximos meses.
Enquanto as mudanças estão sendo preparadas, a atual edição da Copa do Brasil segue em andamento. Vasco da Gama e Fluminense abrem o outro lado da semifinal nesta quinta-feira (11), no Maracanã.
Enquanto isso, o Corinthians venceu o Cruzeiro no jogo de ida por 1 a 0 no Mineirão, abrindo vantagem para jogar em casa, na Neo Química Arena.
Os dois jogos de volta válidos pela semifinal da Copa do Brasil acontecem no próximo domingo (14). Ambos os times vencedores seguem para a grande final, esta sendo disputada nos dias 17 e 21 de dezembro.
Copa Intercontinental x Mundial de Clubes: saiba a diferença entre os dois torneios
Seleção Brasileira: veja quando sai a convocação oficial para a Copa do Mundo