Esportes
Publicado em 26/12/2025, às 11h11 Foto: Divulgação/Premier League Marcela Guimarães
O Boxing Day, celebrado em 26 de dezembro, é uma das datas mais tradicionais do calendário britânico.
Oficializado como feriado no Reino Unido desde 1871, o dia sempre foi marcado por jogos cheios da Premier League. Em 2025, porém, essa tradição não será mantida pela liga.
Conhecido historicamente pelas doações feitas em caixas (origem do nome), o Boxing Day também se consolidou como um dos momentos de maior audiência do futebol inglês, com estádios lotados e rodada completa.
Neste ano, enfim, apenas uma partida será disputada na data: Manchester United e Newcastle, válida pela 18ª rodada.
A decisão está diretamente ligada a um problema familiar também no futebol brasileiro: a sobrecarga de jogos.
A Premier League atribui a mudança à ampliação das competições europeias. “Isso fez com que a Premier League passasse a ter 33 rodadas semanais, menos do que nas temporadas anteriores, apesar de ser uma competição com 380 jogos desde 1995”, informou a liga em comunicado oficial.
De acordo com eles, a decisão busca preservar a integridade física dos atletas. “Tal como nos anos anteriores, e em consonância com o nosso compromisso com os clubes, foram tomadas medidas especiais para permitir um maior intervalo entre os jogos disputados durante o período festivo”, justificou a Premier League.
Para isso, o intervalo entre as 18ª, 19ª e 20ª rodadas foi aumentado, garantindo que nenhum clube entre em campo com menos de 60 horas de descanso entre uma partida e outra.
A expectativa é que o Boxing Day volte ao formato tradicional em 2026, quando a data cairá em um sábado.
Veja o que muda no Paulistão 2026 com o novo formato aprovado pela FPF
Supercomputador crava os favoritos na Champions League — veja o ranking