Esportes
por Marcela Guimarães
Publicado em 12/11/2025, às 11h55
Na última terça-feira (11), a Federação Paulista de Futebol (FPF) apresentou oficialmente o formato do Paulistão 2026.
O anúncio aconteceu no Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo, e marcou o início da nova era da organização do campeonato estadual.
Inspirado no formato da fase de liga da Champions League, o Paulistão passará a ter uma primeira fase diferente das anteriores.
As equipes foram divididas em quatro potes e cada uma enfrentará os clubes do próprio pote e mais cinco adversários sorteados.
No encerramento dessa etapa, os oito melhores colocados na classificação geral vão para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados à Série A2.
As quartas e as semifinais serão disputadas em jogo único e a final acontecerá em dois confrontos (ida e volta).
Mesmo com o sorteio dos potes, os quatro grandes do estado (Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos) ainda terão confrontos entre si no Paulistão 2026.
A nova estrutura foi pensada para se adequar ao calendário do futebol nacional. Com o Campeonato Brasileiro começando em 28 de janeiro de 2026, o Paulistão terá início em 11 de janeiro e previsão de encerramento em 8 de março.
Assim, ao contrário dos anos anteriores, parte das rodadas estaduais acontecerá de forma simultânea aos jogos do Brasileirão.
Até o momento, a FPF ainda não definiu a ordem dos confrontos nem os mandos de campo da fase inicial.
Segundo a entidade, conforme apurado pela CNN Brasil, o regulamento foi aprovado pelos clubes pouco tempo antes do evento.
Classificação Indicativa: Livre