Negócios

Hyundai encerra produção de carro querido no Brasil; entenda a decisão

Unidade goiana volta a fabricar apenas modelos Chery, enquanto futuro da parceria entre Hyundai e Caoa é mantido em sigilo  |  Foto: Unsplash

Publicado em 24/06/2025, às 16h04   Foto: Unsplash   Marcela Guimarães

A parceria entre Hyundai e Caoa, que prometia transformar a fábrica de Anápolis (GO) em um centro de produção de veículos da empresa sul-coreana, está próxima de um desfecho que deve desapontar os fãs da marca.

Desde o anúncio do acordo, há cerca de um ano, nenhum novo modelo Hyundai saiu da linha de montagem em Goiás. A produção dos veteranos SUV Tucson e do utilitário HR foi encerrada em abril, período em que os funcionários da fábrica entraram em férias coletivas.

Produção interrompida

O HR, um caminhão urbano bastante conhecido no mercado brasileiro, já era montado em Anápolis há anos, assim como o Tucson, que teve uma última leva fabricada no fim de 2024 em escala limitada.

A expectativa era que, com o novo acordo, a Hyundai trouxesse novos modelos para a planta, enquanto a Caoa seria a responsável por toda a distribuição nacional, incluindo os populares HB20 e Creta.

Mas a realidade foi outra: apenas a importação e comercialização da linha Hyundai ficaram ativas, sem avanços na produção local. Segundo funcionários, não há planos certos para novos modelos Hyundai em Anápolis, o que leva a entender que houve um fim do acordo.

Desde maio, a fábrica voltou a se dedicar exclusivamente à produção de modelos Caoa Chery, marca que o grupo nacional reergueu no mercado brasileiro.

Posicionamento das empresas

A Hyundai e a Caoa não confirmaram o término da parceria. Em nota, a sul-coreana declarou que “não comenta estratégias comerciais ou de produção”, enquanto a Caoa reforçou que segue “política de sigilo judicial”, sem dar detalhes sobre planos futuros.

Para o setor automotivo, o possível encerramento da montagem Hyundai em Anápolis pode afetar empregos e reorganizar a estrutura industrial local, além de impactar a expansão da marca no país.

Enquanto isso, o mercado aguarda as próximas definições de como a Hyundai vai reorganizar sua produção no Brasil e qual papel a unidade em Goiás terá nesse novo cenário.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Brasil carros Hyundai CAOA

Leia também


Veja 5 carros para Uber Black que custam menos de R$ 120 mil


Carros ficarão mais baratos em 2025 com nova lei de impostos; confira