Negócios

Novo Toyota GR Yaris surpreende com detalhes inéditos; saiba quando chega ao Brasil

Hot hatch da Toyota inspirado no campeão do WRC 2025 será lançado no país com foco absoluto em desempenho e condução esportiva  |  Foto: Divulgação/Toyota.

Publicado em 24/11/2025, às 20h30   Foto: Divulgação/Toyota.   Bianca Novais

A Toyota oficializou a importação do GR Yaris para o Brasil, com lançamento previsto para abril de 2026, segundo informou a Itatiaia.

O modelo, inspirado no carro que garantiu à marca o título antecipado no Mundial de Rali (WRC) de 2025, será oferecido com câmbio manual e automático, mas o preço ainda não foi divulgado.

O desenvolvimento ficou a cargo da divisão esportiva Gazoo Racing, responsável pelas soluções que transformam o hatch em um verdadeiro carro de rali para as ruas.

Plataforma híbrida e maior rigidez

O GR Yaris utiliza uma combinação de plataformas: a dianteira deriva do Yaris europeu, baseado na GA-B e equipada com suspensão McPherson; já a traseira usa a base GA-C, comum em modelos maiores e com suspensão independente double wishbone.

A carroceria recebeu cerca de 15% mais pontos de solda e adesivos estruturais, aumentando a rigidez e contribuindo para respostas mais precisas em altas velocidades.

A direção elétrica foi ajustada pelo piloto Kazuya Oshima, garantindo comunicação mais direta entre volante e rodas. O peso total é de 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática.

Motor de 300 cv e tração integral

O coração do GR Yaris é o motor 1.6 turbo de três cilindros, que entrega 300 cv e 40,2 kgfm de torque. Para atingir esse desempenho, a Toyota empregou pistões reforçados, injeção D-4ST com pressão de 260 bar e um eficiente sistema de refrigeração, incluindo pulverização de água no intercooler em uso extremo.

A tração integral GR-Four, compartilhada com o GR Corolla, utiliza três diferenciais (central e dois Torsen) e permite ajustes conforme o terreno: Normal, Gravel e Track.

Interior voltado ao piloto

Interior do Toyota GR Yaris. Foto: Divulgação/Toyota.

O cockpit também reflete a inspiração nas pistas. O console central é inclinado 15 graus para favorecer o motorista, e o painel digital de 12,3 polegadas oferece modos Normal e Esportivo.

Nas versões automáticas, há monitoramento de temperatura da transmissão e alertas para reduções.

Classificação Indicativa: Livre


TagsAutomóveisHíbridostoyota gr yarismundial de rali wrc

Leia também


Nem Toyota, nem Honda: conheça a marca de carro mais confiável do mundo


Toyota apresenta Corolla futurista com recurso clássico dos anos 80 e 90