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Publicado em 22/12/2025, às 10h19 Rodoanel Norte é inaugurado nesta semana - Foto: Wikimedia Commons Nathalia Quiereguini
A inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Norte marca o início da operação de uma obra viária voltada à reorganização do tráfego na Grande São Paulo.
A entrega ocorreu nesta segunda-feira (22/12) e coloca em funcionamento uma nova ligação direta entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com impacto direto no transporte de cargas e na circulação urbana da capital.
Segundo o Gazeta de SP, principal objetivo do novo trecho é retirar parte do tráfego pesado das ruas da cidade.
A estimativa do Governo de São Paulo é que cerca de 40 mil veículos deixem de circular diariamente pela capital, incluindo aproximadamente 10 mil caminhões.
A mudança deve aliviar corredores estratégicos, como a Marginal Tietê, reduzindo a convivência entre veículos de carga e o trânsito local.
O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem 24 quilômetros de extensão, entre os quilômetros 129 e 153. A rodovia conta com pistas duplas e três faixas de rolamento por sentido.
O conjunto de obras inclui quatro túneis, que somam cerca de dois quilômetros, além de viadutos e acessos planejados para garantir a integração com outras rodovias.
As intervenções foram retomadas em abril de 2024, após seis anos de paralisação, e a entrega ocorreu cerca de seis meses antes do prazo previsto inicialmente.
As obras seguem no Trecho 2, que vai prolongar o Rodoanel até a avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital paulista. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026.
Quando finalizado, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, passando por São Paulo, Guarulhos e Arujá.
Atualmente, esse segundo trecho apresenta cerca de 30% de execução e a expectativa é de geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos.
Na fase de operação, a rodovia contará com 32 câmeras de monitoramento, conectividade ao longo de toda a via, inclusive nos túneis, um Centro de Controle de Operações no km 156 e uma base da Polícia Militar Rodoviária.
Também está prevista uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário, com ambulâncias, guinchos e painéis de mensagens.
O projeto inclui medidas ambientais por cruzar áreas da Serra da Cantareira, com implantação de passagens de fauna, ações de reflorestamento e monitoramento contínuo.
O trecho inaugurado adota ainda o sistema de pedágio eletrônico Siga Fácil, com cobrança automática por pórticos e pagamento proporcional ao trecho percorrido.
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