Negócios
Publicado em 18/06/2025, às 15h02 Foto: Reprodução/Redes sociais Marcela Guimarães
As grandes montadoras europeias estão apostando cada vez mais em sucessos do passado como uma estratégia para trazer de volta a tradição automotiva em um mercado cada vez mais disputado, principalmente com o crescimento das marcas asiáticas.
A Renault, por exemplo, lidera essa tendência com os novos 4 e 5 E-Tech, além do futuro Twingo, mas não está sozinha: a Fiat também busca essa volta ao passado para chamar a atenção de um novo público.
Após o sucesso do Fiat 500 em 2007, a marca italiana acaba de apresentar na Europa o novo Grande Panda, que traz de volta alguns elementos da geração original (entre os anos 1980 e 1990).
O modelo conta com linhas retas, detalhes nostálgicos no interior e diversos easter eggs que lembram aquele carro clássico.
Agora, o próximo passo pode ser ainda mais empolgante para os brasileiros. Imagens que rodam na Europa indicam que a Fiat prepara uma “fusão” compacta que deverá trazer de volta um nome muito querido por aqui: o Uno.
Nos anos 1980 e 1990, o Uno foi um dos principais modelos da Fiat. Essa moda, inclusive, não deu certo apenas no Brasil, mas também na Europa, onde dividia espaço com o Panda. Os dois modelos vinham com propostas parecidas, mas com o Uno estando um degrau acima no portfólio.
Hoje, a ideia da marca é transformar o Uno em um SUV urbano, com linha de cintura mais alta e visual robusto, mirando o público que antes comprava hatchbacks compactos.
Na Europa, ele poderia ocupar um espaço entre o Panda e o Fiat 600, considerando que o Fiat Tipo já está prestes a se aposentar.
Para o projeto dar certo, o novo Uno deve contar com a plataforma Smart Car, a mesma do Grande Panda e compartilhada por outros modelos do grupo Stellantis, como Peugeot 208, 2008, Citroën C3 e Aircross.
Essa base é versátil, permitindo versões com motor a combustão, tendo como exemplo o 1.0 Firefly, que também será usado no Fiat 500 com tecnologia híbrida leve ou até variantes totalmente elétricas, como ocorre nos e-C3 e e-208.
Anunciado oficialmente no mercado brasileiro em março deste ano pelo CEO global da Fiat, Olivier François, o Grande Panda será fundamental para a marca. Ele chegou a comparar a importância do novo modelo com a da família Palio, ou seja, o último projeto global de grande alcance da montadora.
A expectativa é que o carro sirva como base para uma nova geração de veículos da marca italiana, substituindo modelos como Pulse, Fastback e até a clássica picape Strada.
Com o retorno do Grande Panda e os planos de reviver o Uno em formato de SUV urbano, a Fiat quer reforçar sua estratégia de mercado. Enquanto as marcas asiáticas buscam inovação de custo competitivo, a Fiat testa novamente seus ícones que marcaram gerações.
Moto que marcou gerações está de volta ao Brasil e promete conquistar os nostálgicos
Veja 5 erros que acabam com o câmbio automático do seu carro