Negócios
Publicado em 08/12/2025, às 17h02 Foto: Freepik/Divulgação/SpaceX Marcela Guimarães
A SpaceX pode estar se preparando para dar um grande passo tecnológico com a intenção de aumentar seu alcance no setor de telecomunicações.
Documentos registrados em 16 de outubro, estes divulgados pelo site TudoCelular, revelam duas novas marcas: “Starlink Mobile” e “Powered by Starlink”.
Ambas devem abranger desde “serviços de comunicação celular pessoal” até transmissão de “vídeo e dados para telefones móveis e dispositivos inteligentes”.
Até hoje, o foco da empresa era fornecer sua rede para operadoras tradicionais cobrirem “zonas mortas”, oferecendo apenas a infraestrutura via satélites.
Isso acabava sendo refletido nos pedidos anteriores, limitados a soluções de internet fixa ou equipamentos específicos.
A nova marca, porém, sugere que a companhia pode adotar um modelo híbrido ou até atuar como uma MVNO, expandindo seu papel no mercado.
De acordo com o portal técnico Android Authority, esse movimento pode reposicionar a Starlink como concorrente direta no setor de comunicações móveis.
O lançamento de Elon Musk iria além de parcerias já conhecidas, como a colaboração com a T-Mobile nos Estados Unidos.
Por mais que o registro não garanta um lançamento imediato, ele destaca a ambição da empresa aeroespacial do bilionário: deixar de ser apenas uma fornecedora de infraestrutura para, possivelmente, entrar de vez no universo da telefonia móvel com o nome “Starlink Mobile”.
Starlink x Amazon LEO: veja diferenças de preço, velocidade e alcance
Elon Musk fala sobre cometa 3I/ATLAS e dispara teorias sobre objeto interestelar