Negócios
Publicado em 17/11/2025, às 18h40 Foto: Divulgação/Toyota Marcela Guimarães
O Yaris Cross 2026, primeiro SUV compacto nacional da Toyota, já tem dia e lugar marcados para ser revelado ao público brasileiro.
A apresentação acontecerá no Salão do Automóvel de 2025, que abre em 22 de novembro (sábado).
A confirmação veio diretamente das redes sociais da marca japonesa, acompanhada de um teaser que mostra a silhueta do novo modelo.
“A hora chegou! O SUV mais aguardado dos últimos anos tem data e local para sua estreia: Salão do Automóvel 2025. Prepare-se para conhecer o híbrido Toyota que vai superar as suas expectativas. Nos vemos no Anhembi. A contagem regressiva começou”, divulgou a Toyota.
A trajetória do Yaris Cross até sua apresentação não foi fácil e os fãs acompanharam cada passo. O modelo acumulou adiamentos ao longo do ano: primeiro previsto para março, depois para julho, até que a Toyota decidiu postergar a estreia oficial.
As obras na fábrica de Sorocaba (SP), onde o SUV será produzido, foram o principal motivo das reviravoltas no calendário nacional.
Para piorar, o cronograma precisou de novos ajustes após o incidente na unidade de Porto Feliz (SP), responsável pela produção da evolução do motor 1.5 e pela montagem do sistema elétrico do conjunto híbrido flex.
A fábrica estava nos momentos finais quando o problema veio à tona. O acaso fez com que o Yaris Cross recebesse o apelido de “mais azarado do Brasil”.
Em comunicado à imprensa, foi explicado que a Toyota trabalha em Porto Feliz para “priorizar a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades”.
Na prática, isso significa que os motores das versões flex e híbrida flex chegarão importados no início da produção.
Apesar da estreia oficial no Salão do Automóvel, o Yaris Cross ainda não tem uma data certa para chegar às concessionárias brasileiras, conforme apurou a revista Autoesporte.
A expectativa é que o lançamento comercial aconteça no primeiro trimestre de 2026, com produção local em Sorocaba e motorização importada até que a unidade de Porto Feliz esteja totalmente recuperada das chuvas.
Toyota Yaris Cross 2026 vai disputar espaço com os SUVs médios; entenda
Vendas do Toyota Corolla Cross desabam no Brasil — entenda o que aconteceu