Polícia

Balão cai em condomínio e causa fogo no interior de SP; imagens impressionam

Caso aconteceu na manhã de domingo e foi registrado na Polícia Civil; Outros três balões foram vistos sobrevoando cidades próximas  |  Foto: Divulgação/Defesa Civil Estadual

Publicado em 19/05/2025, às 07h28   Foto: Divulgação/Defesa Civil Estadual   Isabela Fernandes

Na manhã do último domingo (18), a queda de um balão assustou os moradores de um condomínio no bairro Independência, em Taubaté (SP), no interior de São Paulo. O balão acabou atingindo um poste e chegou a encostar no telhado de uma casa antes de cair e pegar fogo. Apesar do susto, o incêndio se apagou sozinho e ninguém se feriu.

O incidente ocorreu na Avenida Independência e mobilizou as equipes de emergência. Os destroços do balão foram recolhidos e encaminhados ao 1º Distrito Policial para investigação.

Além do caso em Taubaté, ao menos três outros balões foram avistados no céu em cidades próximas, como Caçapava, Paraibuna e São Luiz do Paraitinga. Os primeiros relatos começaram por volta das 9h da manhã, segundo a Defesa Civil Estadual.

Desde então, as equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e guardas municipais passaram a monitorar a movimentação dos balões.

A prática de soltar balões é proibida por lei no Brasil. De acordo com o artigo 42 da Lei nº 9.605/98, fabricar, comercializar, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios é considerado crime ambiental. A infração pode render até três anos de prisão e multa.

Balões representam riscos graves à segurança, podendo causar incêndios em áreas residenciais, florestais, atingir redes de energia elétrica e até colocar vidas em perigo. Apesar de serem vistos por alguns como uma tradição cultural, soltar balões é uma prática perigosa e ilegal.

Classificação Indicativa: Livre


Tags São Paulo interior de São Paulo

Leia também


Aumento de acidentes com postes em SP gera preocupação; saiba como evitar


VÍDEO: carro parte ao meio após acidente de trânsito em SP