Política
Publicado em 06/09/2025, às 12h31 O BNews São Paulo separou um guia das principais manifestações do 7 de setembro. - Fotos: Wilson Dias/Agência Brasil e Reprodução Instagram Camila Lutfi
Este domingo (7) marca a celebração oficial da Independência do Brasil e, apesar das diversas comemorações, milhares de brasileiros se reúnem em diferentes regiões para dar outro significado à data.
O dia também conta com manifestações de diferentes movimentos políticos. Ao redor do Brasil, haverá o tradicional Grito dos Excluídos e Excluídas e, também, o ato "Reaja, Brasil".
Em São Paulo, o primeiro deve começar às 9h na Praça da Sé, enquanto o segundo inicia às 15h, na Avenida Paulista.
O BNews São Paulo separou um guia das principais manifestações do 7 de setembro, mostrando onde serão os atos, horários, reivindicações e quem estará presente.
O guia foi baseado em informações do Brasil de Fato.
Em sua 31ª edição, contará com atos em dezenas de cidades. O movimento surgiu nos anos 1990 como resposta às desigualdades sociais e se consolidou como uma das manifestações mais simbólicas do calendário popular.
O lema deste ano é “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é luta de todo dia”.
Além da crítica às desigualdades, o Grito deste ano reforça o debate sobre soberania nacional, direitos sociais e participação popular.
Um dos focos será o Plebiscito Popular, com mutirões de coleta de votos que discutem a redução da jornada de trabalho, o fim da escala 6×1 e a criação de um imposto sobre grandes fortunas.
Em São Paulo, o ato unificado será na Praça da Sé, a partir das 7h. O evento terá café da manhã para as pessoas de rua, o ato inicia às 9h e a caminhada segue às 10h30.
No Nordeste, Salvador terá concentração na Praça Campo Grande às 9h, enquanto Recife se reúne no Parque Treze de Maio. No Sudeste, Belo Horizonte terá marcha na Praça Raul Soares.
Já em Brasília, a concentração será na Praça Zumbi dos Palmares, a partir das 10h.
No Sul e Norte, as mobilizações também ganham força com caminhadas, missas campais e atividades culturais, em locais como Porto Alegre, Joinville, Manaus e Belém.
Coordenado pelo pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), as manifestações do movimento "Reaja, Brasil" também acontecem neste dia 7 de setembro.
Em São Paulo, o encontro será às 15h, na Avenida Paulista, endereço frequentemente escolhido para atos políticos na capital. O BNews São Paulo traz as principais informações desta manifestação em tempo real.
A cobertura ao vivo será feita pelas redes sociais e pelo site do BNews SP, com atualizações constantes em texto, fotos e vídeos. A proposta é oferecer uma cobertura ampla, transparente e em tempo real, com foco na informação de interesse público.
No Rio de Janeiro, a concentração acontece às 11h, na Praia de Copacabana, um ponto tradicional de mobilizações conservadoras.
Segundo Malafaia, os atos devem ser pacíficos, com foco na defesa da liberdade de expressão e da liberdade religiosa.
O movimento também reforça outra bandeira central: a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Além disso, os discursos têm se concentrado em críticas ao STF e ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As manifestações acontecem no mesmo período em que o Supremo Tribunal Federal (STF) julga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus ligados ao chamado “núcleo 1” da suposta tentativa de golpe de Estado.
Entre os presentes, além de Silas Malafaia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador do estado, Tarcísio de Freitas, devem aparecer para discursar durante o ato.
Defesa de Bolsonaro terá momento crucial no julgamento; veja quando será
O que acontece se Bolsonaro for condenado? Entenda as penas e recursos possíveis