Política
Publicado em 06/02/2026, às 14h36 Foto: Reprodução/Agência Brasil. Bianca Novais
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) iniciou uma ampla reconfiguração no alto escalão da Polícia Militar de São Paulo após a saída de Guilherme Derrite do comando da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
As mudanças, oficializadas nesta quinta-feira (5), atingem áreas sensíveis da corporação, como a Corregedoria e o Centro de Inteligência, e foram publicadas no Diário Oficial. As informações são do Metrópoles.
Outra alteração relevante ocorreu na Assessoria Policial Militar da Secretaria da Segurança Pública. Alessandro Gregorim Silva assumiu o posto após deixar o comando do Policiamento de Área Metropolitana 1. O então assessor, Paulo Sérgio de Melo, foi deslocado para a Escola de Sargentos da corporação.
Também deixou o cargo Glauce Anselmo Cavalli, que estava à frente do Centro de Comunicação Social da PM e agora passa a atuar na Diretoria de Logística.
Além das substituições diretas, o governador determinou uma série de transferências internas envolvendo comandantes de áreas metropolitanas, do interior e de setores administrativos e tecnológicos da PM.
As mudanças atingem desde o policiamento regional até áreas como tecnologia da informação e o Presídio Militar Romão Gomes, indicando uma reorganização mais ampla da estrutura de comando.
As alterações desta quinta-feira não foram isoladas. Dois dias antes, outros nomes associados a Derrite já haviam sido exonerados, incluindo o ex-coronel Cássio Araújo de Freitas, que ocupava o cargo de chefe de gabinete da secretaria.
Nome de Haddad ao Senado embaralha estratégia da centro-direita em SP
PM investiga policiais por envolvimento com empresa ligada a facção em SP