Política

Carretas da Mamografia ampliam atendimentos em SP e alcançam 117 cidades em 2025

Programa estadual registra crescimento de 76% no número de exames e reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama  |  Foto: Divulgação/Governo de SP

Publicado em 05/02/2026, às 11h09   Foto: Divulgação/Governo de SP   Ana Caroline Alves

O acesso à mamografia no estado de São Paulo deu um salto significativo em 2025. As Carretas da Mamografia, iniciativa do Governo do Estado, realizaram 60.831 exames ao longo do ano, atendendo mulheres em 117 municípios paulistas.

O número representa um crescimento de 76% em comparação a 2024, consolidando o programa como uma das principais estratégias de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no SUS paulista, as informações são da Agência SP.

Reforço da estrutura impulsiona expansão do programa

O aumento dos atendimentos foi possível graças à ampliação da estrutura das Carretas da Mamografia. Em fevereiro de 2025, o programa passou a contar com cinco unidades móveis, após a incorporação de duas novas carretas. Com isso, o número de municípios atendidos praticamente dobrou.

Para garantir a operação e a manutenção do serviço, o Governo de São Paulo investiu mais de R$ 116 milhões ao longo do ano. O aporte financeiro permitiu não apenas ampliar a cobertura, mas também agilizar diagnósticos e encaminhamentos, fator decisivo para o sucesso do tratamento em casos positivos.

Quando há alteração nos resultados dos exames, as pacientes são direcionadas para unidades de referência do SUS, onde dão continuidade à investigação clínica ou iniciam o tratamento necessário.

Divulgação: Agência SP

Novas regras de atendimento e como agendar o exame

Desde o início de 2025, o programa Mulheres de Peito, responsável pelas carretas, passou a adotar novas diretrizes de rastreamento.

Mulheres entre 50 e 74 anos podem realizar a mamografia gratuitamente mediante apresentação de RG e cartão do SUS, sem necessidade de pedido médico. Já aquelas com 35 a 49 anos ou mais de 74 anos devem apresentar solicitação médica.

O itinerário atualizado das carretas pode ser consultado pelo site e aplicativo do Poupatempo, disponíveis para Android e iOS. Além das unidades móveis, mulheres dentro da faixa etária prioritária também podem agendar o exame diretamente pelo SUS, por meio do telefone 0800 779 0000.

Classificação Indicativa: Livre


TagsSão PauloSaúde

Leia também


Shoppings em SP: estado concentra quase 200 centros comerciais


Quase metade das prisões do Smart Sampa envolve pensão alimentícia, aponta estudo