Política

CNH sem autoescola: como será o processo para tirar habilitação na prática?

O governo federal detalhou como será o processo para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem a obrigatoriedade da autoescola.  |  Divulgação

Publicado em 13/10/2025, às 13h50   Divulgação   Bianca Rossi

A mudança foi divulgada pelo governo federal, propondo o processo de obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação)sem autoescola obrigatória. A medida é baseada na redução de custos e da burocracia para os candidatos.

Com a nova proposta, o candidato terá a comodidade de realizar virtualmente a maior parte das etapas do processo. Apenas os exames físicos obrigatórios e a prova prática de direção continuarão exigindo presença física para sua realização e avaliação.

Entre os benefícios, está uma possível redução de até 80% nos custos, restando apenas o pagamento das taxas administrativas e dos exames obrigatórios.

Como funcionará o processo?

O processo de habilitação passará a ser majoritariamente digital, embora as etapas e exigências principais continuem as mesmas.

A diferença é que o candidato poderá escolher onde e como fará sua formação teórica e prática, com maior autonomia e menos intermediação de autoescolas.

Na parte teórica, o futuro motorista poderá optar entre três modalidades de curso: o curso on-line oferecido pelo governo federal, o curso tradicional em autoescolas (presencial ou a distância) ou programas públicos de formação de condutores oferecidos pelos órgãos estaduais de trânsito.

Provas e exames obrigatórios

Os exames médicos e o teste psicotécnico continuarão sendo etapas obrigatórias, da mesma forma que ocorre atualmente.

Depois disso, o candidato realizará o exame teórico, também nos moldes já conhecidos.

Com a aprovação nessa fase, o participante poderá escolher entre fazer o treinamento prático ou seguir diretamente para a prova de direção, caso se sinta preparado. Ou seja, as aulas práticas deixam de ser obrigatórias.

Pelas novas regras, o veículo utilizado na avaliação prática não precisará pertencer a um centro de formação de condutores, sendo permitido o uso de um carro particular, desde que atenda aos requisitos de segurança e documentação exigidos.

Lula já deu ok

O projeto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem autoescola, já com o consentimento do presidente Lula, está em fase final de elaboração para entrar em vigor.

Em contrapartida, o Sindcfc-MG (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerais) alerta que a mudança pode aumentar os riscos no trânsito e gerar desemprego no setor.

Classificação Indicativa: Livre


Tags

Leia também


CNH mais barata? Veja o novo valor após mudança do Governo sobre autoescolas


Fim da obrigatoriedade em autoescolas: veja pontos positivos da estratégia para tirar CNH