Política
Publicado em 08/12/2025, às 11h31 Foto:Reprodução/Flavio Tin/Arquivo Érica Sena
A transição para veículos mais sustentáveis ganha novo impulso em 2026 no Brasil. Ao menos 17 estados já confirmaram isenção total ou parcial do IPVA para carros elétricos e híbridos no próximo ano.
A medida acompanha um movimento global de estímulo à eletrificação, enquanto fabricantes ampliam oferta e consumidores buscam reduzir gastos com combustível e impostos.
As regras, no entanto, não são iguais em todo o território. Algumas regiões oferecem isenção total apenas no primeiro ano de uso, enquanto outras dão descontos progressivos ou aplicam o benefício exclusivamente a veículos abaixo de um valor definido ou fabricados localmente, como citado pelo site ND Mais.
Segundo levantamento publicado pelo UOL, os estados que oferecem algum tipo de benefício tributário em 2026 são:
O maior colégio automotivo do país tem uma regra diferente: não concede isenção para elétricos, mas reduz o imposto para alguns modelos híbridos com potência mínima de 40 kW e valor até R$ 250 mil.
A isenção não é automática. O proprietário deve fazer o pedido junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado, apresentando documentação do veículo dentro do prazo estipulado — que varia de acordo com cada região. O não cumprimento dos prazos pode resultar na cobrança integral do imposto.
IPVA 2026: entenda quem é obrigado a pagar e quais estados oferecem isenção
Nova lei pode acabar com IPVA para vários modelos; veja carros liberados