Política
Publicado em 22/06/2026, às 12h49 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Amanda Ambrozio
O inverno começou oficialmente no último domingo (21); com o frio, também chegam os métodos para esquentar nossa casa, que nem sempre são confiáveis.
Com isso, a Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou recomendações para previnir acidentes domésticos e proteger a saúde da população.
Segundo a Agência SP, o monitoramento meteorológico indica que a estação será marcada pela combinação de massas de ar frio com a influência do fenômeno El Niño, o que deve elevar a frequência de chuvas no final do período.
As autoridades reforçam que grupos em condição de maior vulnerabilidade, como idosos e crianças, além de animais de estimação, necessitam de atenção redobrada durante as frentes frias.
A Defesa Civil adverte que o uso de métodos improvisados para aquecer ambientes internos, como fogueiras, churrasqueiras, lampiões ou recipientes com carvão, apresentam graves riscos de incêndio e intoxicação devido à queima do oxigênio em locais fechados.
O órgão recomenda utilizar apenas aparelhos certificados que estejam em boas condições técnicas, sempre checando se as tomadas e extensões não estão sobrecarregadas.
Aquecedores devem ser mantidos longe de cortinas, tapetes, colchões e móveis de madeira para evitar incêndios.
Além disso, a Defesa Civil relembra a importância de desligar os aparelhos de aquecimento antes de dormir e sempre deixar uma fresta em uma janela para a circulação do ar.
A atuação do El Niño alterará o padrão climático do inverno entre os meses de agosto e setembro, favorecendo o aumento da umidade e a ocorrência de frentes chuvosas.
Embora frentes frias possam provocar geadas isoladas nas regiões Sul e Leste do estado entre julho e agosto, os dias de frio rigoroso serão de curta duração.
No interior paulista, são esperadas tardes com temperaturas acima da média histórica para o período e baixos índices de umidade relativa do ar.
Para mitigar os impactos das baixas temperaturas na vida da população em vulnerabilidade, o Governo do Estado de SP conta com uma campanha para arrecadação de agasalhos e distribuição de kits de acolhimento com cobertores e camas.
Em situações de emergência ou necessidade de suporte, os cidadãos podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Roubos de veículos caem, mas ainda preocupam motoristas em São Paulo
Invisíveis no frio: desafio de proteger população de rua vai além do clima em SP