Política
Publicado em 11/08/2025, às 12h20 Foto: Freepik Marcela Guimarães
Na próxima sexta-feira, 15 de agosto, será feriado em algumas cidades e estados brasileiros, com comemorações religiosas e históricas diferentes.
Entre os municípios estão Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE), que homenageiam, respectivamente, Nossa Senhora da Boa Viagem e a Assunção de Nossa Senhora. No Tocantins, a data marca o Dia do Senhor do Bonfim.
Além dessas capitais, outras cidades também celebram a ocasião. Em Ipatinga, Ouro Preto e Patos de Minas (MG), o dia é dedicado à Assunção de Maria.
Já em Jundiaí (SP) acontece a Festa de Nossa Senhora do Desterro; em Maringá (PR), é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Glória; e em Vitória da Conquista (BA), o de Nossa Senhora das Vitórias.
No Pará, 15 de agosto é feriado estadual em homenagem à Independência do Brasil, ocorrida em 1823. Já no Tocantins, a mesma data é dedicada ao Dia do Senhor do Bonfim, celebração que movimenta fiéis e eventos locais.
Os feriados nacionais que ainda restam no ano podem ajudar quem quer planejar folgas ou viagens curtas. Entre as próximas datas estão:
7 de setembro (Independência do Brasil) – domingo
12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) – domingo
2 de novembro (Finados) – domingo
15 de novembro (Proclamação da República) – sábado
20 de novembro (Dia da Consciência Negra) – quinta-feira
25 de dezembro (Natal) – quinta-feira
O feriado de novembro é o único prolongamento confirmado antes do Natal, já que cai em uma quinta-feira, permitindo emendas para quem conseguir folgar na sexta.
A CLT garante o descanso em feriados e domingos para promover lazer e convívio social. Do outro lado, sindicatos e empresas podem firmar acordos para autorizar o trabalho nesses dias.
É essencial que o trabalhador verifique as regras do seu sindicato, pois cada categoria pode ter normas específicas sobre compensação, proibição ou liberação do trabalho em feriados.
Toyota Yaris Cross 2025 tem nota de segurança revelada — resultado surpreende
Agosto Lilás: SP reforça rede de apoio às mulheres com atendimento 24h — saiba como acessar