Política

Governo de SP terá nova secretária de Turismo; saiba quem é Ana Baselli

Mudança no Turismo integra reforma do secretariado paulista e antecede estratégias de Tarcísio de Freitas para o período eleitoral  |  Foto: Reprodução/LinkedIn.

Publicado em 19/01/2026, às 10h51   Foto: Reprodução/LinkedIn.   Bianca Novais

O governo de São Paulo prepara mais uma troca no alto escalão. A empresária Ana Biselli foi escolhida para assumir a Secretaria de Turismo, substituindo Roberto de Lucena, que deve deixar a gestão estadual nas próximas semanas para se dedicar à disputa eleitoral de 2026. A informação foi apurada pela CBN em parceria com o jornal O Globo.

Quem é Ana Biselli?

Foto: Divulgação/Redes sociais.

Formada em administração de empresas e hotelaria, Ana Biselli tem especialização em gestão de turismo e hotelaria e acumula cerca de duas décadas de atuação no setor. Até então, ocupava a presidência-executiva da Resorts Brasil, associação sem fins lucrativos que representa empreendimentos de resort em todo o país.

Reforma com foco no calendário eleitoral

A mudança no comando do Turismo faz parte de um rearranjo mais amplo do secretariado em ano pré-eleitoral. Além de Lucena, há expectativa de que outros dois nomes próximos ao governador Tarcísio de Freitas deixem o governo até março.

Arthur Lima, chefe da Casa Civil, avalia disputar uma vaga como deputado, enquanto Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, já manifestou a intenção de sair da gestão, embora interlocutores indiquem que a decisão final dependerá do cenário político.

Nos bastidores, a avaliação é de que o governador pretende concluir as trocas rapidamente para iniciar 2026 com o time fechado. A estratégia busca blindar entregas consideradas prioritárias no primeiro semestre, como o leilão do novo centro administrativo do estado, a inauguração da Linha 17-Ouro do monotrilho e ações na área de segurança pública.

Trocas já em andamento

Desde o fim do ano passado, outras mudanças já ocorreram. A Secretaria de Políticas para a Mulher passou a ser comandada por Adriana Liporoni, substituindo Valéria Bolsonaro. Na Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, então secretário-executivo, assumiu a pasta. Já na Agricultura,Geraldo Melo Filho entrou no lugar de Guilherme Piai, que deixou o cargo para se preparar para a disputa eleitoral.

Classificação Indicativa: Livre


TagsGoverno de São Paulo

Leia também


Governo de SP homologa PPP de travessias hídricas e confirma consórcio vencedor


Zona Azul mais cara em SP: veja quanto vai custar a partir de 20 de janeiro