Política

Governo de SP leva Centro TEA Paulista para Bauru e amplia atendimento no interior

Primeira unidade fora da capital atenderá 39 municípios e oferecerá serviços voltados a pessoas com autismo, deficiência e familiares  |  Foto: Reprodução/Thiago Victor/Governo do Estado SP

Publicado em 23/06/2026, às 08h00   Foto: Reprodução/Thiago Victor/Governo do Estado SP   Andrezza Souza

O Governo de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira (22) a primeira unidade do Centro TEA Paulista fora da capital. Instalada em Bauru, a nova estrutura marca o início da expansão da rede estadual de atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares no interior paulista.

Além do Centro TEA Paulista, o espaço também abriga o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, ampliando a oferta de serviços voltados à inclusão, orientação e acolhimento da população da região.

Atendimento para 39 municípios

A unidade atenderá moradores dos 39 municípios que compõem a região administrativa de Bauru. A expectativa é de que cerca de 24 mil atendimentos sejam realizados por ano, reduzindo a necessidade de deslocamentos até a capital para acesso a serviços especializados.

Segundo o Governo do Estado, a iniciativa busca fortalecer a rede de apoio às famílias atípicas, oferecendo suporte multidisciplinar e ampliando o acesso a informações, direitos e acompanhamento especializado.

Estrutura conta com espaços adaptados

Foto: Reprodução/Thiago Victor/Governo do Estado SP

Instalado no Bairro Aviação, o centro possui estrutura totalmente acessível e foi planejado para atender diferentes demandas relacionadas ao autismo e à deficiência.

Entre os ambientes disponíveis estão sala multissensorial, espaço de acomodação para pessoas em crise sensorial, biblioteca temática, auditório para cursos e palestras e uma unidade do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), voltada à qualificação profissional e à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Serviços oferecidos

O novo equipamento disponibilizará atendimentos presenciais e remotos para pessoas com TEA e familiares, além de orientações sobre direitos, políticas públicas e programas sociais.

A proposta também inclui capacitação de profissionais das redes municipais, desenvolvimento de pesquisas sobre autismo, parcerias com universidades e promoção de atividades esportivas, culturais e de arteterapia.

Outro objetivo é apoiar municípios na construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão.

Expansão da rede estadual

O Centro TEA Paulista foi lançado pelo Governo de São Paulo em junho de 2025, na capital. Desde então, a unidade da Vila Leopoldina realizou mais de 8 mil atendimentos e se consolidou como referência estadual no acolhimento de pessoas com autismo, pessoas com deficiência e seus familiares.

Com a inauguração em Bauru, o Estado dá início ao processo de interiorização da iniciativa, com a expectativa de ampliar o acesso aos serviços especializados em outras regiões paulistas nos próximos anos.

Classificação Indicativa: Livre


TagsTeaAutistaBauru

Leia também


Anvisa aprova novo tratamento oral para pacientes com câncer de mama avançado


Após desistências, Tarcísio e Haddad devem disputar eleição sozinhos em SP