Política
Publicado em 04/12/2025, às 15h36 Foto: Reprodução/Divulgação Érica Sena
O Governo de São Paulo divulgou o calendário oficial de pagamento do IPVA 2026, imposto obrigatório para manter veículos regularizados no estado. Os vencimentos seguem o número final da placa e começam no dia 12 de janeiro de 2026, para proprietários de veículos leves.
Quem optar pelo pagamento à vista até a data estipulada no calendário garante desconto de 3%. Já aqueles que preferirem pagar em fevereiro perdem o direito ao benefício, embora ainda possam quitar o imposto em cota única, como citado pelo site InfoMoney.
O estado também permite o parcelamento entre janeiro e maio, sem desconto. O número de parcelas disponíveis depende do valor total do IPVA calculado para o veículo. Valores iguais ou superiores a 10 Ufesps podem ser divididos em cinco vezes; já impostos abaixo de seis unidades não podem ser parcelados.
Além dos veículos leves, há datas específicas para caminhões. Para essa categoria, o pagamento integral sem desconto pode ser feito até 22 de abril de 2026, ou parcelado entre janeiro e maio, com vencimentos sempre no dia 20 de cada mês.
Outra possibilidade é antecipar o pagamento do licenciamento 2026, que oferece desconto para quitação em cota única até 23 de janeiro. Após essa data, o valor pode ser pago sem desconto até fevereiro.
Para efetuar o licenciamento, é obrigatório estar com o IPVA quitado, seja à vista ou parcelado.
Com os prazos definidos e incentivos para pagamento antecipado, motoristas que se organizarem podem economizar e evitar juros ou restrições no registro do veículo.
Nova regra do IPVA pode começar a valer a partir de 2026; veja o que muda
Moto paga IPVA em 2026? Confira os estados com isenção para até 170cc