Política

Novo Parque do Bixiga: prefeitura abre concurso nacional para escolher projeto

O concurso para o Parque Municipal do Bixiga incentiva a renaturalização do córrego e promove novas soluções para o espaço público  |  Foto: Unsplash

Publicado em 27/01/2026, às 20h01   Foto: Unsplash   Nathalia Quiereguini

A Prefeitura de São Paulo abriu o concurso nacional para o projeto do Parque Municipal do Bixiga, no bairro da Bela Vista.

A iniciativa não se limita à escolha de um projeto de arquitetura: busca transformar o espaço em um território de convivência, memória e reconexão com a natureza, trazendo um novo olhar para áreas centrais da cidade.

Localização e contexto histórico

O futuro parque surge de uma mobilização histórica que atravessa décadas. O concurso coloca no centro da proposta a renaturalização do Córrego Bixiga, que há anos estava invisível no tecido urbano, e reforça a importância de conectar a população com a água e o verde em áreas densamente ocupadas, segundo site da Prefeitura de SP.

O futuro Parque Municipal do Bixiga vai transformar o espaço público, integrando verde, água e convivência urbana / Foto: Unsplash

Cronograma do concurso

As inscrições para a primeira fase vão de 27 de janeiro a 22 de março de 2026, e a segundaetapa, de 7 a 25 de abril.

O resultado final será divulgado em 4 de maio de 2026. O formato em duas fases permite uma avaliação detalhada das propostas, garantindo qualidade técnica e urbana ao projeto vencedor.

Diretrizes e participação

O concurso é organizado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo (IABsp).

As diretrizes foram definidas a partir de estudos técnicos, consultas especializadas e oficinas participativas com a população. Podem participar arquitetas e arquitetos do Brasil e do exterior, com registro ativo no CAU.

Renaturalização e sustentabilidade

O destaque do projeto é a renaturalização do córrego, que integra adaptação climática, infraestrutura verde e valorização dos rios urbanos como elementos essenciais da cidade.

O Parque Municipal do Bixiga será o primeiro no Centro Expandido projetado por concurso público e a incorporar oficialmente a renaturalização de um córrego.

Significado social e cultural

Mais do que um espaço verde, o parque reflete a diversidade cultural do Bixiga e fortalece o vínculo histórico entre comunidade, memória e território.

O projeto representa uma oportunidade de transformar o centro de São Paulo em um espaço mais inclusivo, ambientalmente integrado e conectado às necessidades reais da população.

Classificação Indicativa: Livre


TagsparqueBela vistaArquiteturaBixigaMunicipal

Leia também


SP comemora aniversário com obras decisivas para o transporte


Teatro Procópio Ferreira, palco de ‘Sai de Baixo’, começa a ser demolido