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Ao parar para abastecer, é comum que o frentista ofereça serviços extras como revisar o óleo ou completar o nível do radiador. Apesar de parecerem cuidados bem-intencionados, muitos desses procedimentos escondem armadilhas que podem gerar custos desnecessários e até prejuízos ao veículo.
Confira abaixo o que recusar no posto:
Verificar o nível do óleo com o motor quente pode levar a diagnósticos errados. Como o lubrificante ainda não voltou ao cárter, parece haver falta de óleo, o que leva ao risco de colocar além do necessário. O excesso aumenta o desgaste de peças internas, pode formar espuma e prejudicar a lubrificação. Sempre faça a medição com o motor frio e em superfície plana. E, se for necessário completar, use o produto indicado no manual.
Gasolina e etanol já saem das distribuidoras com formulações adequadas. Aditivos adicionais são, na maioria das vezes, desnecessários. Caso deseje uma versão mais limpa, opte pelos combustíveis aditivados oferecidos diretamente nos postos.
Ao abrir o reservatório, o risco de contaminação por umidade ou entrada de ar pode comprometer a eficiência da frenagem. Se o nível estiver muito baixo, o ideal é substituir o fluido em uma oficina, com sangria do sistema.
Se o nível estiver baixo, reponha com água desmineralizada. Jamais use aditivos genéricos: utilize apenas os recomendados pelo fabricante.
Antes de trocar, tente apenas limpá-las. Produtos fora do padrão original podem comprometer a visibilidade e até danificar o para-brisa.
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