Entretenimento
Você já viu seu gatinho apoiar as patas dianteiras em uma superfície e começa a pressionar alternadamente, abrindo e fechando os dedos, como se estivesse “amassando pãozinho”. Mas qual o motivo desse comportamento tão comum entre os felinos? Especialistas explicam.
De acordo com Mikel Delgado, especialista em comportamento felino e pós-doutoranda na Universidade da Califórnia, o ato de amassar é um comportamento instintivo que os gatos já apresentam desde filhotes. “Quando são recém-nascidos, os gatinhos pressionam as patas para estimular a liberação do leite da mãe durante a amamentação”, diz a especialista.
Além disso, esse movimento serve para liberar feromônios das glândulas presentes nas patas, que funcionam como uma espécie de comunicação química entre o filhote e a mãe. Um desses feromônios, chamado de “feromônio apaziguador de gatos”, ajuda a reforçar o vínculo afetivo e transmite mensagens de segurança e conforto, explica um artigo do site The Conversation.
As pesquisadoras Susan Hazel e Júlia Henning, da Universidade de Adelaide, apontam para um fenômeno chamado neotenia, quando animais mantêm características infantis ao longo da vida. Nesse caso, o amassar pode ser uma forma dos gatos expressarem afeto e demonstrarem que se sentem seguros e à vontade com seus tutores.
“É como se o gato dissesse: ‘Você faz parte do meu grupo’ e ‘Aqui é um lugar seguro’”, comentam as especialistas. Além disso, o gesto também pode servir para “preparar” o local onde o gato pretende descansar, amaciando a superfície para maior conforto.
Embora o amassar seja um hábito normal, os veterinários alertam que quando esse comportamento acontece com frequência excessiva, pode indicar que o animal está estressado, ansioso ou até com alguma dor. “Nesses casos, é importante procurar um médico veterinário para uma avaliação detalhada”, recomenda Mikel Delgado.
Classificação Indicativa: Livre