Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 08/12/2025, às 19h38 - Atualizado às 19h40
A mensagem exibida na tela de uma geladeira inteligente da Samsung, “Desculpe por ter te chateado, Carol”, acabou desencadeando um surto psicótico em uma mulher com esquizofrenia.
Por coincidência, o nome dela também é Carol, o que a levou a acreditar que alguém estava tentando se comunicar diretamente com ela por meio do eletrodoméstico.
O caso aconteceu no Reino Unido, em novembro, mas só repercutiu agora após o relato do irmão da mulher ter viralizado no Reddit.
Assustada e convencida de que estava recebendo uma mensagem secreta, Carol ligou imediatamente para o irmão e, em seguida, chamou um táxi para o hospital mais próximo.
Ela ficou internada por dois dias em estado de paranoia, sendo medicada e monitorada pela equipe médica. De acordo com o irmão, ela já havia passado por episódios semelhantes antes. Os surtos tendem a ocorrer a cada dois anos.
Mais tarde, o irmão encontrou no Facebook outras pessoas comentando sobre o mesmo anúncio da série “Pluribus”, produção da Apple TV, que estava sendo exibido nas geladeiras mais modernas da Samsung.
Ao mostrar as imagens para Carol, ela confirmou que era exatamente o conteúdo que havia visto antes do surto.
A propaganda utiliza letras maiúsculas, menciona a plataforma e o nome da série e faz referência à protagonista interpretada por Rhea Seehorn.
A situação fez com que internautas discutissem sobre a legalidade desse tipo de publicidade.
Segundo o site Dexerto, o anúncio não infringe regras do Reino Unido, a menos que o usuário tenha desativado a função e, ainda assim, continue recebendo propagandas.
O irmão da vítima classificou o conteúdo como “sinistro”, principalmente por surgir em um ambiente doméstico e inesperado.
Modelos recentes de geladeiras inteligentes da Samsung permitem desabilitar anúncios diretamente no painel.
Basta acessar o menu de configurações, entrar em “Privacidade e Serviços Personalizados” e desligar a opção “Promoções ou Conteúdo de Marketing”. Em alguns aparelhos, pode ser necessário reiniciar o display para confirmar a mudança.
Classificação Indicativa: Livre