Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 13/08/2025, às 06h15
Um planeta com possibilidade de ser uma zona habitável foi encontrado recentemente, por meio de um telescópio com tecnologia rara.
Segundo os astrônomos, o exoplaneta seria o mais próximo à Terra com características suficientes para considerar a sobrevivência de seres vivos. Isso porque possui condições proprícias para a existência de água.
Ele está localizado a somente 4 anos-luz da Terra, no sistema estelar Alfa Centauri.
Por meio do Telescópio Espacial James Webb, da Nasa, os cientistas conseguiram identificar o brilho do planeta em meio às estrelas.
Os resultados das análises foram publicados em dois artigos no The Astrophysical Journal Letters.
O telescópio da Nasa funciona com um instrumento de infravermelho médio (Miri), que permitiu identificar uma zona habitável na região, com temperaturas adequadas para a formação de água líquida na superfície.
Ainda que a descoberta seja um grande avanço, o planeta não comportaria a vida humana da forma que vivemos hoje. Isso porque os cientistas investigam a possibilidade do planeta ser um gigante gasoso, com massa aproximada de Saturno.
Em comunicado à imprensa, Charles Beichman, diretor executivo do Instituto de Ciências de Exoplanetas da Nasa no centro de astronomia Ipac do Caltech e cientista sênior do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), afirmou que as observações foram bastante desafiadoras, mesmo sendo o sistema estelar mais próximo à Terra.
No caso da estrela semelhante ao Sol mais próxima, a Tau Ceti — que está a cerca de 12 anos-luz da Terra — Beichman afirma que as análises seriam bem mais complicadas, mesmo com o telescópio espacial.
Classificação Indicativa: Livre