Entretenimento

Bebê recebe nome inédito no Brasil e cartório exige autorização especial; veja qual

No entanto, a mãe teve dificuldades para registrar o nome da filha em cartório. - Foto: Unsplash
Daniele Xavier superou os níveis de originalidade e criou um nome realmente único no Brasil para sua filha, nascida em outubro de 2022.  |   BNews SP - Divulgação No entanto, a mãe teve dificuldades para registrar o nome da filha em cartório. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 10/06/2025, às 21h25



Todos aqueles com nomes considerados diferentes ou raros já ouviram que esse nome "é único". No entanto, Daniele Xavier superou os níveis de originalidade e criou um nome realmente único no Brasil para sua filha, nascida em outubro de 2022.

A pequena Amayomi é a primeira a ter esse nome no País. Porém, Daniele contou, em entrevista à Revista Crescer, que teve dificuldades para registrar o nome da filha em cartório, pois era necessária uma autorização especial para inscrever a novidade.

Segundo Xavier, foi necessário acionar o cartório central para conceder a autorização de nomear a filha de Amayomi, ou ainda, partir para um processo judicial.

A mãe confirmou que o nome é uma releitura de Abayomi, nome de origem iorubá. Essa palavra significa “aquele que traz felicidade” ou “encontro precioso”.

Além disso, está associado às bonecas de pano de mesmo nome, símbolo de resistência negra e força feminina. As abayomis são confeccionadas com retalhos de tecido, sem costuras, e são usadas como amuleto e símbolo de afeto. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp