Entretenimento

Black Mirror na vida real? App que recria pessoas mortas desperta polêmicas

Aplicativo 2win
Será que é possível conversar com alguém que já morreu? Um vídeo divulgado por uma ex-estrela da Disney têm chamado atenção  |   BNews SP - Divulgação Foto: @CalumWorthy/Reprodução X
Nathália Maciel

por Nathália Maciel

[email protected]

Publicado em 21/11/2025, às 08h41



Será que é possível conversar com alguém que já morreu? Um vídeo divulgado pela ex-estrela da Disney que interpretou a Dez Wade na série Austin & Ally têm chamado atenção ao mostrar a possibilidade de falar com pessoas que já se foram por meio do aplicativo lançado há pouco tempo, 2wai. 

No vídeo de anúncio, uma mulher grávida conversa com a mãe por videochamada. A troca é marcada por preocupação, e a mãe oferece conselhos sobre a gestação. Aos poucos, o vídeo dá a entender que a mulher com quem a gestante fala já morreu. Depois de uma passagem de tempo, a avó passa a acompanhar a vida do neto por meio do aplicativo. Durante seu crescimento, a criança mantém contato contínuo com a avó.

O vídeo revela ao final a verdadeira situação. A filha gravou um vídeo de três minutos da mãe, enquanto ela ainda estava viva. Com o que foi gravado, o aplicativo 2wai utilizou o conteúdo para criar a imagem e as interações por meio de inteligência artificial.

Críticas 

Segundo apuração do Metrópoles, apesar da proposta do aplicativo parecer ser positiva à primeira vista, a recepção do público não foi das melhores. Nas redes sociais, principalmente no X (antigo Twitter), usuários criticaram a ideia e condenaram o propósito do app.

Foto: @CalumWorthy/Reprodução X

Relembrar os bons momentos ao lado de quem já se foi é importante. Contudo, internautas afirmam que a proposta pode acabar estimulando ainda mais a dependência das pessoas em relação à inteligência artificial e impedir o processo saudável de luto. 

Um deles comentou: “Que ótimo, mais uma maneira de as pessoas perderem completamente o contato com a realidade e evitarem o processo normal de luto”.

Semelhanças 

Além das criticas, alguns usuários também perceram a semelhança do app com uma cena da segunda temporada da série de ficção Black Mirror, conhecida por explorar o lado sombrio da tecnologia. Na cena, Hayley Atwell se comunica com uma versão de inteligência artificial de seu namorado falecido, Ash Domhnall Gleeson.

Por enquanto, o aplicativo ainda não chegou ao Brasil. Contudo, o serviço já está disponível para download nos Estados Unidos de forma gratuita.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp