Entretenimento
Em temporada de Black Friday, a OpenAI lançou uma nova ferramenta do ChatGPT que auxilia os consumidores na hora das compras online. O recurso Shopping Research oferece recomendações personalizadas para cada perfil de consumidor e comparações de produtos, além de apontar melhores preços e modelos.
Segundo a empresa de tecnologia, os consumidores poderão pedir ajuda à IA com comandos simples, como “Encontre o aspirador vertical sem fio mais silencioso para um apartamento pequeno”, “Me ajude a escolher entre essas três bicicletas” ou “Preciso de um presente para minha sobrinha de quatro anos que ama arte”.
O objetivo é que a ferramenta funcione como um personal shopper, que — a partir do pedido das pessoas — possa trazer sugestões de marcas, modelos e melhores preços, além de indicar ideias de presentes. A intenção também é reduzir o tempo gasto na procura por um produto de qualidade.
Segundo informações do CanalTech, a ferramenta vai se adequando ao pedido do consumidor em tempo real, bem como define rapidamente o que o usuário está buscando. Além disso, entrega ao final da conversa uma espécie de manual com os links de compra, listando os produtos e as diferenças entre uma marca e outra.
Para fazer pedidos de sugestões de compras ao Shopping Research, é preciso estar logado em uma conta no ChatGPT, seja na versão web ou no aplicativo.
Para ativar o serviço, o usuário precisa fazer uma pergunta sobre orçamento, como “Quais são os melhores celulares de até R$ 2.000?”. A partir disso, a IA fará mais perguntas com a intenção de entender melhor qual é o desejo.
Enquanto você responde, o sistema busca preços, disponibilidade, avaliações e lojas confiáveis. Além disso, as sugestões vão se adaptando em tempo real conforme a pessoa indica o que gostou ou não. Ao final, a IA entrega um guia completo para a compra do produto desejado.
Classificação Indicativa: Livre