Negócios

Criadora do ChatGPT lança navegador para competir com o Google Chrome; entenda

Foto: Reprodução/Unsplash.
Responsável pelo ChatGPT, a OpenAI lança Atlas, navegador com IA que promete mudar a experiência de navegar online e concorrer diretamente com o Google Chrome  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/Unsplash.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 22/10/2025, às 09h43



A OpenAI, responsável pela ferramenta ChatGPT, anunciou nesta terça-feira (21) o lançamento do Atlas, seu próprio navegador de internet com inteligência artificial, com o objetivo de ser uma concorrência direta do Google Chrome.

Segundo o g1, a Open AI vai disponibilizar o navegador inicialmente só para computadores Apple e, “em breve", para dispositivos Windows, iOS (iPhone) e Android.

Interface do ChatGPT Atlas, novo navegador da Open AI. Foto: Divulgação/Open AI.
Interface do ChatGPT Atlas, novo navegador da Open AI. Foto: Divulgação/Open AI.

Diferenciais do navegador Atlas

  • Integração com ChatGPT: O navegador permite que o ChatGPT ajude o usuário diretamente na página, com a possibilidade de solicitar resumo de conteúdos, edição de textos, ou de usar a IA para tarefas de navegação;
  • Modo Agente: Disponível apenas para assinantes do ChatGPT (Plus, Pro e Business), os usuários terão acesso prévio ao Modo Agente, que permite ao robô executar tarefas de forma autônoma, como preencher formulários, buscar ou comparar produtos e outros.
  • Memória de navegação: O Atlas armazena detalhes da atividade do usuário para facilitar a reabertura de páginas, automatizar tarefas e retomar atividades. É também um risco de privacidade.
  • Personalização: o navegador utiliza o histórico de visitação, páginas abertas e sites logados para oferecer respostas e sugestões mais relevantes.

Disputa com o Chrome

O lançamento do Atlas ocorre em meio a uma disputa no mercado de navegadores. A OpenAI já havia demonstrado interesse em comprar o Chrome caso sua venda fosse determinada em uma ação antitruste contra o Google, mas essa possibilidade foi rejeitada por um juiz federal dos Estados Unidos.

O desafio do Atlas é grande: o Chrome possui cerca de 3 bilhões de usuários globalmente e já incorpora a inteligência artificial concorrente do ChatGPT, o Google Gemini.

No entanto, a OpenAI pode se inspirar no case de sucesso que foi a estreia do Chrome, em 2008, quando conquistou espaço rapidamente por oferecer velocidade e estabilidade superiores ao Internet Explorer, dominante do mercado à época.

O impacto foi tanto que a própria Microsoft abandonou o Explorer e desenvolveu o navegador Edge, com as mesmas premissas do Chrome.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp