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A disputa entre montadoras chinesas pelo mercado brasileiro ganhou um novo capítulo. Após a BYD trazer ao país o navio cargueiro Explorer 01 em 2023, a Geely estaria se preparando para fazer o mesmo com sua embarcação própria, o Jisu Fortune, segundo informações divulgadas pelo UOL.
O movimento reforçaria a estratégia das marcas da China de controlar toda a cadeia logística, reduzindo custos e ampliando a eficiência no transporte de veículos, como citado pelo portal.
No entanto, ao Bnews São Paulo, a Geely informou que não há confirmação oficial da vinda do Jisu Fortune ao Brasil neste momento.
Lançado neste ano, o Jisu Fortune é um navio do tipo Ro-Ro (Roll-on/Roll-off), projetado especialmente para o transporte de veículos.
Com 200 metros de comprimento e altura equivalente a um prédio de 12 andares, ele pode carregar até 7 mil carros, a mesma capacidade do cargueiro da BYD.
O navio já realizou viagens para a Europa, atendendo marcas controladas pelo Grupo Geely, como Volvo e Smart. Além de automóveis, a embarcação é capaz de transportar caminhões e outros veículos de grande porte.
Um dos diferenciais do Jisu Fortune é seu sistema dual-fuel, que permite operar tanto com óleo combustível quanto com gás natural liquefeito (GNL).
Essa tecnologia reduz as emissões de poluentes e está alinhada às crescentes exigências globais por sustentabilidade na indústria marítima e automotiva.
De acordo com o UOL, a Geely teria confirmado que o navio deve atracar em território brasileiro em breve, trazendo modelos como o EX5 e o recém-lançado EX2. A expectativa seria de que a demanda crescente por veículos da marca justifique viagens frequentes entre China e Brasil.

BYD, Geely e outras gigantes, como MG e SAIC, vêm investindo em frotas próprias para reduzir a dependência de terceiros no transporte marítimo.
O controle direto da logística tornou-se uma vantagem estratégica em um mercado global cada vez mais competitivo.
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