Entretenimento
por Camila Lutfi
Publicado em 09/08/2025, às 13h04
A cena de ver algum cliente de restaurante ajudando o garçom a limpar a mesa é bem comum. No entanto, esse gesto pode significar mais do que apenas uma gentileza.
A atitude muitas vezes não notada possui algumas explicações psicológicas que conseguem identificar personalidades mais leves ou controladoras e, ainda, ajudar na vida profissional.
O psicólogo Francisco Tabernero, em entrevista ao portal Minha Vida, explicou que ajudar o garçom a recolher pratos pode ser muitas vezes considerado sinal de educação, empatia e altruísmo, em um ato de gentileza espontâneo e sem interesse.
Esse tipo de comportamento é caracterizado como atitude pró-social, que consegue se transparecer na personalidade de uma pessoa.
Ainda que essa atitude possa estar relacionada à influência dos pais, Tabernero indicou que o comportamento pode ser um reflexo do medo do julgamento social.
Nesse caso, a pessoa ajuda por temer a avaliação negativa dos outros caso elas não atuem da melhor maneira socialmente. Para o especialista, isso é muito observado em pessoas excessivamente prestativas.
Auxiliar o garçom também é ligado a uma possível necessidade de controle da situação, quando tudo precisa ser feito da forma que a pessoa deseja.
Traços de comportamento pró-social podem indicar proatividade e ajuda com tarefas que não foram delegadas ao indivíduo.
Na visão dos chefes e RH, a atitude representa uma soft skill — ou seja, habilidades comportamentais — valiosa para o trabalho.
De acordo com um estudo publicado na Journal of Applied Psychology (Diário da Psicologia Aplicada), funcionários que apresentam comportamentos pró-sociais com constância são mais valorizados pelas empresas, visto que aumentam a produtividade e fortalecem o clima em equipes de trabalho.
Porém, Tabernero, o psicólogo, reforça que apesar desse tipo de comportamento ser benéfico no trabalho, a possibilidade de ter benefícios imediatos no mercado de trabalho é baixa.
Classificação Indicativa: Livre