Entretenimento
por Marcela Guimarães
Publicado em 31/07/2025, às 12h30
Criado pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten, o Orkut foi lançado oficialmente em 24 de janeiro de 2004 como um projeto experimental do Google.
A rede social conquistou o público de um dia para o outro no Brasil, onde chegou a ser o site mais acessado do país em 2008. Em seu auge, conseguiu ter mais de 300 milhões de usuários ativos ao redor do mundo.
Com a ideia de criar conexões, a plataforma liberava as interações públicas através de scraps, depoimentos e comunidades, que iam desde interesses até frases nostálgicas, como: “Eu abro a geladeira para pensar” ou “Queria sorvete, mas era feijão”.
Diferente das redes sociais atuais, o Orkut não tinha timeline, status, curtidas ou chat em tempo real. Os perfis funcionavam de forma estática, com interações feitas via mensagens públicas ou depoimentos (que podiam ser mantidos privados).
Outra função que marcou o Orkut foi a opção de saber quem havia visitado o perfil, informação atualizada diariamente. Jogos também foram inesquecíveis para os usuários, como Buddy Poke, Mini Fazenda e Café Mania.
Em 30 de setembro de 2014, o Google encerrou oficialmente o Orkut. Naquela época, a empresa afirmou que o espaço havia sido superado por outras plataformas em ascensão, como o Facebook, que passou a dominar o segmento com curtidas, comentários e compartilhamentos.
De acordo com a Experian Hitwise, o Orkut perdeu 95% dos acessos fixos no Brasil entre 2011 e 2013. No último ano, inclusive, apenas 2% de usuários seguiam ativos no país, número muito inferior aos mais de 50 milhões registrados no auge.
Mesmo após o seu fim, o Orkut continuou vivo na memória dos brasileiros. Em 2025, um rumor sobre o retorno da plataforma viralizou nas redes sociais, mas foi apenas um mal-entendido sobre um texto publicado em 2022 no site oficial.
Nele, o fundador mencionava estar “construindo algo novo”. Até o momento, não há nenhuma confirmação oficial sobre uma nova versão da rede social.
Classificação Indicativa: Livre