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Maior ônibus do mundo foi criado em 1989 e levava até 600 passageiros de uma vez

O ônibus atingia uma velocidade máxima de 42 km/h. - Foto: Reprodução
O DAF Super CityTrain foi adicionado no Guiness Book e nenhum outro projeto conseguiu superar a sua capacidade até hoje.  |   BNews SP - Divulgação O ônibus atingia uma velocidade máxima de 42 km/h. - Foto: Reprodução
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 28/05/2025, às 18h00



Considerado como o ônibus articulado mais longo do mundo, um automóvel criado na República Democrática do Congo em 1989 conseguia transportar até 600 pessoas ao mesmo tempo. 

O DAF Super CityTrain foi adicionado no Guiness Book como o ônibus mais longo do mundo — e nenhum outro projeto conseguiu superar a sua capacidade até hoje. O veículo tinha 32,2m de comprimento e permitia transportar 350 passageiros confortavelmente.

O peso bruto sem carga era de 28 toneladas, mas o ônibus atingia uma velocidade máxima de 42 km/h por meio do motor do trator DAF FT 2805 de 256 cv (188 kW). A velocidade baixa se dá pelo "bloqueio" da quinta e sexta marchas e da modificação das bombas injetoras de combustível, visando manter a segurança dos passageiros.

Embora a capacidade "oficial" do Super CityTrain fosse de 350 passageiros (110 sentados e 140 em pé no primeiro trailer e 60 sentados e 40 em pé no segundo), até 600 passageiros já foram transportados simultaneamente.

Para garantir que a viagem fosse agradável, independentemente do congestionamento, havia alto-falantes tocando música ao longo de todo o ônibus. Além disso, a ventilação era natural, o embarque acontecia por diversas portas laterais, e as articulações permitiam certa flexibilidade durante as curvas.

O projeto CityTrain foi introduzido em 1989 após o colapso da empresa nacional de ônibus, que deixou milhares de pessoas do país africano sem transporte e causou distúrbios generalizados.

Mesmo com a criação do maior ônibus do mundo, o CityTrain não sobreviveu por muito tempo, saindo das ruas pouco tempo após sua estreia, visto que manobrar um veículo de mais de 30 metros era uma tarefa desafiadora.

O modelo de ônibus só circulava em vias largas e relativamente planas, operando de forma limitada. As ruas da capital congolesa não suportavam o peso e o comprimento do veículo, além dos altos custos de manutenção e motoristas especializados. 

Classificação Indicativa: Livre

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