Entretenimento

Além do cometa 3I/ATLAS: confira 5 filmes sobre ameaças vindas do espaço

Foto: Reprodução/IMDB.
O cometa 3I/ATLAS é uma incógnita para cientistas devido sua composição química incomum; veja uma lista de filmes com a temática de corpos celestes que chegam à Terra  |   BNews SP - Divulgação Foto: Reprodução/IMDB.
Bianca Novais

por Bianca Novais

[email protected]

Publicado em 29/10/2025, às 10h58



O cometa 3I/ATLAS, detectado em 1º de julho de 2025 pelo telescópio ATLAS, no Chile e financiado pela NASA, pode ser o mais antigo já observado pela humanidade, com mais de sete bilhões de anos, superando a idade do Sistema Solar.

De origem interestelar, sua composição química é o que intriga a comunidade científica.

Segundo o jornal argentino La Nación, seu comportamento incomum levou a NASA a acionar um protocolo de defesa planetária e emitir alertas.

O tema é recorrente em longa-metragens, especialmente nos do gênero de ação. Corpos celestes como meteoros, cometas ou OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) são bastante explorados como fonte de medo, perigo iminente e mesmo como vilões em várias tramas.

Confira cinco filmes sobre ameaças vindas do Espaço Sideral contra a Terra, indicados pela CNN Pop:

"Impacto Profundo" (1998)

Foto: Reprodução/IMDB.
Foto: Reprodução/IMDB.

Um corpo celeste com potencial para acabar com toda a vida na Terra é detectado pelo governo dos Estados Unidos, que prefere esconder o achado do público, mas um jornalista descobre a verdade e a revela para o mundo.

Sucesso de bilheteria na época do lançamento, o elenco de “Impacto Profundo” conta com Morgan Freeman (“Um Sonho de Liberdade”), Elijah Wood (“O Senhor dos Anéis") e Téa Leoni (“Bad Boys").

Onde assistir: Apple TV, Mercado Play e para aluguel ou compra no Prime Video.

"Armageddon" (1998)

Foto: Reprodução/IMDB.
Foto: Reprodução/IMDB.

Considerado um clássico do gênero de catástrofes, em “Armageddon” Bruce Willis (“Duro de Matar") é o chefe de uma plataforma de petróleo chamado Harry S. Stamper.

Quando a NASA identifica um asteroide do tamanho do estado do Texas em rota de colisão com a Terra, ela convoca Harry para uma missão perigosa: provocar uma explosão nuclear no centro do corpo.

A direção é do premiado Michael Bay("Transformers") e o elenco conta com Liv Tyler, Ben Affleck, Owen Wilson e Steve Buscemi.

Onde assistir: Disney+.

"Dinossouro" (2000)

Foto: Reprodução/IMDB.
Foto: Reprodução/IMDB.

A animação da Disney acompanha Aladar, um jovem iguanodonte criado por uma família de lêmures após ser separado de seu ninho ainda no ovo.

Quando um meteoro destrói a ilha onde vivem, Aladar e seus amigos precisam atravessar terras devastadas em busca de um novo lar.

O longa é conhecido por seus efeitos visuais inovadores para a época, que misturam paisagens reais com animação digital.

Onde assistir: Disney+.

"Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" (2012)

Foto: Reprodução/IMDB.
Foto: Reprodução/IMDB.

Steve Carrell (“The Office", “O Virgem de 40 Anos") é Dodge, um homem que foi abandonado pela esposa enquanto a Terra está em pânico, na iminência de colisão de um meteoro.

Ao lado de sua vizinha Penny, papel de Keira Knightley (“Orgulho e Preconceito", “Piratas do Caribe"), eles saem em busca de seus antigos amores, antes que o mundo acabe.

Onde assistir: Prime Video (compra ou aluguel) e Apple TV.

"Não Olhe Para Cima" (2021)

Dirigido por Adam McKay ("A Grande Aposta"), o filme é uma sátira sobre negacionistas lançado durante o auge da pandemia de Covid-19.

A trama acompanha Kate Dibiasky, vivida por Jennifer Lawrence (“Jogos Vorazes”), uma estudante de física e astronomia, e seu professor orientador Dr. Randall Mindy, papel de Leonardo DiCaprio (“Titanic"), que descobrem um cometa gigante em rota de colisão com a Terra.

Diante da iminente destruição do planeta, eles tentam alertar o governo e a imprensa, mas se deparam com negação, corrupção política e manipulação midiática.

Onde assistir: Netflix.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp