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O que falta para o brasileiro beber mais cerveja? CEO da Ambev responde

Para o executivo, essa atratividade do mercado nacional acontece porque o brasileiro ama a cerveja. - Foto: Unsplash
O consumo médio per capita de cerveja no País é de 75 litros por ano, segundo o novo CEO da Ambev, Carlos Lisboa.  |   BNews SP - Divulgação Para o executivo, essa atratividade do mercado nacional acontece porque o brasileiro ama a cerveja. - Foto: Unsplash
Camila Lutfi

por Camila Lutfi

Publicado em 10/06/2025, às 16h37



O Brasil é considerado um mercado maduro no consumo de cerveja. O consumo médio per capita de cerveja no País é de 75 litros por ano, segundo o novo CEO da Ambev, Carlos Lisboa.

Comparado com outros mercados similares, como o México e Colômbia, cada pessoa ingere uma média de 80 litros por ano, enquanto mercados desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa consomem de 90 a 100 litros no ano. Para o executivo, essa atratividade do mercado nacional acontece porque o brasileiro ama a cerveja. As informações são da entevista de Lisboa ao Brazil Journal.

O CEO da Ambev, a maior fabricante de cervejas do mundo, indica ainda que há a oportunidade de crescimento de volume na categoria. Para ele, a frequência do consumo de cerveja pode crescer 50% no País.

Ele aponta que, para isso, o brasileiro precisa ser incentivado a incluir a bebida em outras ocasiões. Atualmente, o Brasil possui apenas dois momentos de consumo das cervejas, mas o México e Colômbia — mercados similares — possuem três.

Para Lisboa, esse novo consumo pode ser incluído durante as refeições, o que hoje não é muito comum na cultura brasileira. Ele acredita no potencial de mercado do Brasil porque a categoria nacional é uma das mais relevantes do mundo.

Isso acontece porque, segundo o CEO da Ambev, a cerveja é extremamente democrática, versátil, com várias ocasiões para adotar, e muito próxima, porque é um produto local, com marcas locais. 

Apesar dessa relação, ele ainda avalia que os brasileiros consideram a categoria muito pertinente para poucas ocasiões de consumo. Além disso, há uma certa diminuição do consumo entre a população evangélica, que cresceu no País, e também entre os jovens.

No entanto, a cerveja zero é vista como uma boa oportunidade por Lisboa, visto que cresceu 40% no primeiro trimestre de 2025. Ela representa 1% da indústria do Brasil, e em mercados desenvolvidos chega a 9%.

Além disso, a o diretor frisa que a expansão do mercado de cerveja no Brasil pode ser facilitada por meio de plataformas parceiras da Ambev, como BEES e Zé Delivery.

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