Entretenimento

Quais alimentos do Natal são perigosos para pets? Veja lista do que evitar

Reprodução/Pexels
Veja quais alimentos típicos da ceia de Natal podem ser prejudiciais à saúde dos seus animais de estimação e evite riscos.  |   BNews SP - Divulgação Reprodução/Pexels
Marina Gonçalves

por Marina Gonçalves

[email protected]

Publicado em 24/12/2025, às 11h00



O Natal é uma das épocas mais esperadas do ano, marcado por confraternizações, trocas de presentes e, é claro, uma ceia repleta de alimentos especiais.

No entanto, essa celebração, que muitas vezes envolve alimentos ricos e saborosos, pode representar um risco para a saúde dos pets.

Embora seja tentador e até um hábito comum compartilhar a refeição com cães e gatos, certos alimentos consumidos durante as festas podem ser altamente prejudiciais a eles. Mas, afinal, quais alimentos são esses? Confira a lista a seguir, de acordo com o portal Terra.

1. Chocolate

Os chocolates são um clássico das festas de fim de ano, mas para os pets, são altamente tóxico. “A cafeína e a teobromina são substâncias intoxicantes pela dificuldade dos pets de metabolizá-las. Quando ingeridas, causam vômitos, diarreias, febre, convulsões e hemorragias, levando até a morte do animal”, declara Nathali Braz Vieira dos Santos, veterinária da Pet de TODOS, ao Terra.

2. Temperos e condimentos

Embora sejam ingredientes comuns em muitos pratos de Natal, condimentos e temperos como alho e cebola, são prejudiciais aos animais, já que podem causar sintomas como vômitos, anemia, sangue na urina, fraqueza, respiração ofegante e frequência cardíaca elevada.

3. Alimentos gordurosos

O excesso de gordura existente em pratos típicos de Natal, como rabanadas ou carnes, pode causar revezes ao organismo dos animais. Isso pode gerar problemas digestivos e no pâncreas, além de obesidade nos pets.

Reprodução/Pexels
Reprodução/Pexels

4. Laticínios

Embora muitos gatos bebam leite, os laticínios podem fazer com que tanto os felinos quanto os cães desenvolvam muitas vezes uma intolerância à lactose quando envelhecem. “Ao longo da vida, o animal produz cada vez menos a lactase, enzima que digere a lactose”, afirma a veterinária.

5. Ossos de carne, frango e peixe

Ainda de acordo com o Terra, os ossos de carnes, frangos e peixes são frequentemente oferecidos aos animais, principalmente aos cães, mas não deveriam. O motivo? Eles podem obstruir a garganta e sufocá-los, conforme os pets os mastigam, e também estilhaçar, cortando os intestinos e quebrando os dentes dos animais.

6. Frutas

Embora algumas frutas sejam benéficas para os pets, outras podem ser muito perigosas. É o caso das uvas e passas, tóxicas para os cães, e o abacate, ruim para eles e também para os gatos.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp