Entretenimento
Uma nova trend que circula nas redes sociais está acendendo o alerta entre especialistas em saúde ocular. Homens estão raspando ou aparando os cílios, porque dizem que cílios grandes é "muito femninino". Mas, eles não sabem o perigo que estão correndo.
Segundo a oftalmologista Juliana Lasneux, do CBV Hospital de Olhos, os cílios desempenham um papel muito importante. Eles funcionam como uma barreira de proteção contra poeira, insetos e até raios solares.
“Os cílios são sensíveis. Quando algo encosta neles, o olho se fecha automaticamente como mecanismo de defesa”, explica a médica.
Ela compara os fios a uma "sombrinha natural", que protege os olhos contra a luz solar direta. Retirar esses fios pode deixar os olhos muito mais vulneráveis.
O que pouca gente sabe é que raspar os cílios pode alterar a forma como eles crescem. A prática aumenta o risco de triquíase, condição em que os fios nascem virados para dentro, encostando no globo ocular.
“Quando apenas um cílio nasce virado para dentro, já causa incômodo. Imagine vários”. Esses fios podem arranhar a córnea e, em casos mais graves, até perfurá-la.” alerta Juliana
Além dos riscos físicos, a médica ressalta que a associação entre cílios longos e feminilidade não tem base científica.
“Não há diferença significativa entre homens e mulheres no comprimento ou quantidade de cílios. Isso varia de pessoa para pessoa”, esclarece.
Mesmo que os cílios voltem a crescer em cerca de 1 mês e meio, o risco de nascerem tortos ou voltados para dentro aumenta com o corte ou a remoção frequente.
A recomendação dos oftalmologistas é direta: não raspar ou aparar os cílios. Eles são uma parte importante da proteção ocular e mexer neles por estética pode ter consequências sérias.
Antes de aderir a qualquer trend, vale a reflexão: mudar a aparência momentaneamente vale o risco de comprometer a saúde dos seus olhos?
Classificação Indicativa: Livre