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por Camila Lutfi
Publicado em 30/05/2025, às 19h23
Rótulos de vinho populares, como o Pérola e Quinta Morgado, são os responsáveis por mais da metade do volume de consumo dessa bebida no Brasil. O vinho de mesa representa 58% do consumo de vinho no País, correspondendo a 29% do faturamento do mercado nacional.
Os dados foram indicados pelo CEO da Ideal Consulting, empresa de análise do setor de vinhos e espumantes, Felipe Galtaroça, em entrevista à Bloomberg Línea. Segundo ele, a categoria movimenta R$ 5,6 bilhões por ano.
Galtaroça comentou que isso acontece por dois fatores principais. O primeiro é a melhora da produção dos vinhos de mesa pelas vinícolas, que "realizaram um trabalho sério para melhorar o produto oferecido". Além disso, o paladar médio do brasileiro prefere bebidas mais adocicadas, o que encaixa com o sabor dos vinhos populares.
No entanto, um vinho mais acessível não significa que tenha baixa qualidade. A principal diferença entre os vinhos de mesa e os "premium", de acordo com o CEO da Ideal Consulting, é o tipo de uva e o processo envolvido no preparo.
O Brasil define, por meio de legislação, que vinhos finos devem ser produzidos exclusivamente com uvas vitis vinifera, de origem europeia, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Chardonnay. Já os vinhos de mesa podem ser elaborados a partir de uvas americanas ou híbridas, como Niágara e Concord.
Além disso, as vinícolas de vinhos "populares" começaram a compreender que o consumidor não se preocupa com o tipo de uva consumida, mas se o sabor será agradável e até mesmo qual não trará o efeito de ressaca forte no dia seguinte. Por isso, na visão de Galtaroça, elas estão se preocupando com uma produção mais assertiva para o seu público-alvo.
O empresário ainda explica que essa nova experiência com os vinhos de mesa é necessária para atrair o público jovem, mirando o mercado no longo prazo. "Se não conseguir ganhar um público mais jovem ao longo dos anos, o País está fadado a não contar mais com o mercado de vinho no futuro", frisou.
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