Entretenimento
Em 2025, o Dia dos Pais será celebrado no dia 10 de agosto, como já é tradição no Brasil: o segundo domingo do mês é reservado para a homenagem aos pais.
Embora seja uma comemoração muito conhecida por aqui, o Dia dos Pais é celebrado em diferentes datas pelo mundo, de acordo com as tradições e histórias de cada nação.
Segundo o InfoMoney, uma das versões mais antigas sobre a origem do Dia dos Pais remonta à Babilônia Antiga, há mais de 4 mil anos. Diz-se que um jovem chamado Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, escreveu uma mensagem em uma tábua de argila com votos de boa sorte e vida longa para seu pai. Essa teria sido a primeira manifestação de carinho que inspirou a criação da data.
Nos Estados Unidos, a ideia ganhou força apenas no século 20. Em 1907, uma tragédia em uma mina de carvão na Virgínia Ocidental resultou na morte de 250 pais. No ano seguinte, suas famílias organizaram um memorial para lembrar os falecidos, mas o evento ficou restrito à comunidade local.
O verdadeiro impulso, no entanto, veio em 1909, com Sonora Smart Dodd, uma jovem que desejava homenagear seu pai viúvo, William Jackson Smart, veterano de guerra. Ele criou os filhos sozinho após o falecimento da esposa, e Sonora reconhecia sua dedicação. Ela enviou uma proposta à Associação Ministerial de Spokane, em Washington, pedindo que o aniversário do pai, 19 de junho, fosse reconhecido como Dia dos Pais.
A data foi aceita localmente em 1910 e, anos depois, o então presidente Lyndon Johnson oficializou o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais nos Estados Unidos.
Por aqui, a celebração começou em 1953, com uma campanha publicitária idealizada por Sylvio Bhering. A primeira homenagem foi feita no dia 14 de agosto, com um concurso que premiava o pai mais jovem, o mais velho e o que tivesse o maior número de filhos.
Com o sucesso da ação, a data foi ajustada para o segundo domingo de agosto, o que facilitava os encontros familiares e se alinhava melhor ao comércio.
A primeira edição do concurso premiou um pai de 98 anos e outro com 31 filhos.
Diversos países também prestam tributo aos pais, mas em diferentes momentos do ano:
19 de março: Itália, Portugal, Espanha, Bolívia e Angola
Terceiro domingo de junho: EUA, Reino Unido, Malásia, Índia, México, Argentina, Equador e Peru
21 de junho: Grécia
Primeiro domingo de setembro: Austrália e Nova Zelândia
Segundo domingo de novembro: Noruega, Finlândia, Suécia, Estônia e Islândia
Independentemente da data, a intenção é sempre a mesma: valorizar o papel dos pais e celebrar o vínculo familiar.
Classificação Indicativa: Livre